Cardeal D. António Marto estará em Esmoriz
15 de Setembro, 2021No âmbito da iniciativa “Conversa do Abade”, a Igreja da Gondesende vai receber, no próximo dia 27 de Setembro (pelas 21:15, numa segunda-feira), o cardeal D. António Marto. A conversa incidirá sobre o tema “Fé em Diálogo”.
António Marto é bispo da Diocese de Leiria-Fátima desde 2006, mas foi já bispo auxiliar de Braga e bispo de Viseu. Em 2018, foi feito cardeal pelo Papa Francisco, recebendo o título cardinalício de Santa Maria sobre Minerva.
De acordo com o site Observador, chegou a ser aluno do cardeal Joseph Ratzinger (que viria a ser o papa Bento XVI) num curso de preparação para o doutoramento em Roma, e ajudou a convencer posteriormente o Papa Francisco a visitar Portugal em 2017.
Numa das suas homilias recentes em Fátima, o bispo e cardeal português alertou que não pode haver discriminação ou exclusão nas comunidades cristãs e que a Igreja Católica deve ir até às periferias existenciais, amparando os que padecem e necessitam urgentemente de auxílio.
Créditos da Imagem: Cardeal António Marto / Santuário de Fátima/Notícias de Leiria
O cardeal D. António Marto conversa sobre “Fé em Diálogo”. Numa das suas homilias em Fátima, o cardeal alertou que não pode haver discriminação ou exclusão nas comunidades cristãs e que a Igreja Católica deve ir até às periferias existenciais, amparando os que padecem e necessitam urgentemente de auxílio.
Sou médico do Hospital de Ovar (Valdemar Gomes), luto há 22 anos contra a exclusão e a injustiça laboral execrável que me tem sido feita. Luto há 22 anos para se fazer justiça e tenho recorrido a todas instancias da República Portuguesa com responsabilidades, até aos tribunais que não fazem a devida e merecida justiça…Recorri ao Bispo do Porto, Manuel Linda e ao Bispo de Aveiro, D António Manuel Moiteira Ramos, que me responderam com num gesto de grande solidariedade e espiritualidade. Escrevi também ao Cardeal Patriarca de Lisboa e ao Papa Francisco e que tenho a esperança que me respondam…Escrevi um Livro:”Summa iniuria” e gostava de oferecer ao D António Marto e pedir que reze pela minha fé e espiritualidade.
Obrigado
Muito bom. Boa iniciativa