Carlos do Carmo foi a primeira grande perda de 2021

1 de Janeiro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O conceituado fadista português Carlos do Carmo faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 1 de Janeiro de 2021, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Esta lenda da nossa cultura sucumbiu, vítima de um aneurisma, aos 81 anos de idade.

Carlos do Carmo foi um dos vultos mais idolatrados da música portuguesa, em concreto, uma das estrelas do nosso fado. Esta genialidade da nossa cultura ficou mundialmente conhecida por alguns dos seus temas: “Lisboa, menina e moça”, “Os putos”, “No teu poema”, “Canoas do Tejo”, “Por morrer uma andorinha”.

Ao longo da sua carreira, Carlos do Carmo conquistou o reconhecimento do público e foi agraciado com distinções marcantes: Grammy Latino de carreira (2014, prémio internacional), Personalidade do Ano – pela Associação Imprensa Estrangeira em Portugal (2014), Grande “Médaille de Vermeil” da cidade de Paris (2015), Grande-Oficial da Ordem do Mérito da Presidência da República (2016) e o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural (2020).

Carlos do Carmo chegou a ser considerado pela imprensa norte-americana como o “Sinatra do Fado”, personalidade pela qual o fadista português nutria grande admiração.

O fadista português também uma ou duas histórias relacionadas com Esmoriz, visto que chegou aqui a actuar no mítico recinto do Esmoriztur nas décadas de 80 e 90.

Créditos da Imagem de Destaque: Ana Baião in Jornal Expresso