Carlos III proclamado como rei

10 de Setembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Carlos III foi hoje proclamado rei do Reino Unido, prometendo lealdade, respeito e amor, inspirando-se no legado exemplar da sua mãe – a rainha Isabel II (o dia do seu funeral será feriado em todo o Reino Unido).

O novo soberano assume que está consciente sobre o papel decisivo que terá de desempenhar e agradeceu à sua mulher, a agora rainha-consorte, Camila, pelo seu apoio incondicional. Carlos III irá ainda proceder ao seu juramento diante da Igreja e do Parlamento britânico.

O acto da primeira proclamação ocorreu no Palácio St. James em Londres, que apresentou oficialmente Carlos III como sucessor de Isabel II decorreu no chamado Conselho de Adesão – que informa da morte do rei e da sua sucessão -, com membros da família Real (o filho William e a mulher Camilla), do governo (também antigos primeiros-ministros), e o Arcebispo da Cantuária.

Houve lugar a outras proclamações na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, territórios integrantes do Reino Unido.

Pela frente, Carlos III terá desafios exigentes, nomeadamente manter a coesão dentro da Commonwealth, refrear diplomaticamente as aspirações independentistas na Escócia e saber lidar com a recente relação ambígua com a União Europeia (devido ao Brexit).

Créditos da Imagem: CNN Portugal