Carnaval de Ovar 2023 será abrilhantado por Sua Alteza El-Rei D. Nelson Trolley’ Toons  e Sua Alteza A Rainha D. K’Ana Raxada  

20 de Janeiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Já são conhecidos os Reis do Carnaval 2023, El-Rei D. Nelson Trolley’s Toons e Sua Alteza A Rainha D. K’Ana Raxada. Suas altezas serão entronizadas no dia 05 de fevereiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas coletivas. Durante todo o período carnavalesco serão figura de destaque nos vários eventos programados, a par de uma agenda própria, que promete levar a folia e a alegria a outros espaços e iniciativas.

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Nelson Barroso e Ana Andrade.

Nelson Barroso é folião do Carnaval de Ovar, desde que se conhece. Participou pela primeira vez no desfile em 1985, no Grupo Infantil Carruquinhas, mais tarde no Grupo de Adultos Carruquinhas e, entre 1996 e 1999, na Escola de Samba Costa de Prata.

Desde 1999 que vive a folia do Carnaval de Ovar sem desfiles, tendo apenas feito duas participações, como figurante. Abdicou da participação no Carnaval de Ovar como integrante num só grupo, mas abraçou todos os grupos, fazendo questão de visitá-los nas suas sedes por altura dos preparativos para o Carnaval.

Desde 2001 que idealiza e cria as suas fantasias carnavalescas para participar nos vários eventos, fazendo questão de utilizar a sua fantasia logo no dia do primeiro desfile oficial.

O imaginário do mundo dos desenhos animados e dos super-heróis (cartoon) foram, nestes anos, muitas vezes a sua inspiração, sendo já uma figura reconhecida na comunidade por este facto, reconhecimento esse, alargado também à presença, do seu trolley, como adereço comum a todas as fantasias, que insiste em não perder faça chuva ou faça sol.

Um dos sonhos ainda por concretizar é desfilar no Carnaval do Rio de Janeiro, pois apesar de já ter tido a oportunidade de participar no pré-carnaval, até hoje o sonho ainda não venceu a vontade de estar presente no Carnaval de Ovar.

Como vareiro, também a tradição Reiseira e o basquetebol fazem parte da sua vida. É membro da Troupe de Reis do Orfeão de Ovar desde 1987, o que já o levou a atuar a inúmeros locais de destaque, entre os quais, a Assembleia da República,  e mais recentemente participou na peça de teatro de homenagem a António Dias Simões. Integra também, desde 2020, o Coro do Orfeão de Ovar, e foi atleta de formação do Basquetebol Ovarense, clube que acompanha de forma assídua e próxima.

Para Nelson Barroso “é um orgulho e uma responsabilidade muito grande representar Ovar e o seu Carnaval”.

Filho de peixe sabe nadar.

E, depois de em 2014, o pai, Alcino Andrade (D. Al Sino – O Badalo), ter sido entronizado no reino da folia, agora será a vez de Ana Andrade.

A Rainha também iniciou o seu percurso carnavalesco no Grupo Infantil Carruquinhas, tendo passado, posteriormente, pelo Grupo Carnavalesco Condores e pelo Grupo de Passerelle Levados do Diabo, onde esteve entre 2011 e 2020 e do qual se mantém como associada. O ano de 2023 foi, por si, pensado para ser um ano de paragem nos desfiles, com a intenção de participar como foliona e assistir aos desfiles na bancada. Mas um convite inesperado, alterou-lhe os planos.

Ana Andrade é uma figura reconhecida pela comunidade vareira pela sua ligação à música. Participou e ganhou o 1º Festival Infantil da Canção em Arada (1995) e foi a vencedora do 10º, 12º e 15º Festival da Canção de Ovar. Participou em programas de televisão (Cantigas da Rua, Reis da Música Nacional), integrou bandas de covers desde 1996 e colaborou em vários trabalhos da Banda Filarmónica Ovarense. Teve dois projetos ligados ao Fado (“Fatum” e “Fá do sol”) e ensina canto/técnica vocal, desde 2014 até ao presente ano, na Escola de Música Oficina do Som.

2014 foi o ano em que participou no primeiro musical, a ópera infantil “O Aladino e a Lâmpada Mágica”, com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Desde 2015 que tem um projeto acústico de covers/versões, com Rui Manarte.

A tradição reiseira também faz parte da sua vida, tendo assumido a Direção coral da Troupe de Reis Casa da Amizade, da qual é fundadora, entre 2011 e 2020. Em 2016 dirigiu o coro da Troupe de Reis do Orfeão de Ovar.

Foi ainda fundadora da Marcha D’Aldeia, onde desfilou como madrinha e para a qual compôs letra e música nos anos de 2018 e 2019.

A associação da música e do Carnaval têm sido uma constante, tendo participado no musical “Agulha, Linha e Dedal”, com o grupo de teatro Contacto, e ainda nos espetáculos de abertura dirigidos por Tim Steiner. Com a Fun Swing Orchestra animou vários Carnavais Seniores e Bailes de Máscaras. Colaborou ainda com outros grupos de carnaval e escolas de samba, interpretando temas e participando na apresentação de sambas enredo.

Nas palavras da própria, “é um orgulho e uma honra representar o nosso Carnaval e a nossa linda cidade!”