Carnaval de Ovar 2024 traz tradições, ritmo e muita, muita música

25 de Novembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Vou Pro Sereno, Bispo e Wet Bed Gang confirmados, numa edição com mais de 50 propostas culturais

25 dias de folia, mais de 50 iniciativas, centros de diversão espalhados por toda a cidade, tradições genuínas, corsos carnavalescos com milhares de participantes e animação constante com dezenas de artistas e djs do panorama musical nacional e internacional… Acaba de ser divulgado o cartaz do Carnaval de Ovar 2024, o qual promete despertar muitas emoções e ser “a vitamina da alegria” a que todos já se habituaram. Nesta que é uma edição com muitas novidades, focada em melhorar cada vez mais a experiência do visitante e tendo na segurança e na sustentabilidade ambiental assumidas prioridades, o Município de Ovar reforça a aposta neste evento de enorme importância cultural, social e económica para o concelho.

A edição 2024 vem com a força e entusiasmo dos que têm o Carnaval no corpo e na alma.Ano após ano, o Município de Ovar continua a trabalhar para aumentar a notoriedade desta marca que é uma referência nacional e que mais uma vez espera atrair novos fluxos turísticos ao concelho. “O Carnaval é a marca identitária mais forte do nosso território, é um símbolo da alma vareira e é também a festa maior do Município de Ovar. Ano após ano, unimos esforços para que o nosso Carnaval continue a crescer e a levar o nome da nossa terra mais longe, pois estamos certos da sua importância para dinamizar a economia e para afirmar o nosso território”, defende Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando os pontos fortes desta edição, que espera voltar a atrair multidões. “Voltamos a apresentar um cartaz plural, com nomes bem conhecidos e com música para todos os gostos, a que juntamos as nossas tradições mais genuínas, estando certos de que a nossa maior força é a envolvência em massa da nossa comunidade”.

O autarca sublinha, ainda, o trabalho desenvolvido para melhorar a experiência do visitante em que, pela primeira vez, “para além das vendas presenciais nos postos locais, todos os bilhetes estarão também disponíveis em bilhética online”.  As questões ambientais também não foram esquecidas. Como anuncia Salvador Malheiro, pela primeira vez, o Carnaval de Ovar será um EcoEvento.

Na Aldeia do Carnaval, os 24 grupos carnavalescos de Ovar já trabalham a todo o vapor e prometem trazer a folia, o ritmo do samba, e muitas brincadeiras para as ruas nos Grandes Corsos Carnavalescos, no domingo e terça-feira de Carnaval, dias 11 e 13 de fevereiro, na Avenida Sá Carneiro. O início dos desfiles está marcado para as 14h30.

Há uma mão cheia de outras tradições imperdíveis, muitas dos quais, só aqui, em Ovar, são assim vividas. Logo no dia 8 de fevereiro, quinta-feira, com início às 22h, os foliões são convidados a recuperar um traje repleto de tradição na emblemática Noite do Dominó, no Espaço Folião e na Praça das Galinhas. Na noite seguinte, a 9 de fevereiro, sexta-feira, às 22h, Ovar continua a trazer para as ruas o que tem de mais genuíno. A Noite da Farrapada prova que o Carnaval é para todos, num desfile noturno e espontâneo no centro da cidade em que todos são convidados a participar. A noite de todas as noites, a Grande Noite Mágica, dia 12 de fevereiro, segunda-feira, às 22h, é, também, um dos pontos altos do cartaz, com um total de sete palcos espalhados pela cidade.

A programação do Carnaval de Ovar começa logo em janeiro. A abertura oficial do Carnaval está marcada para o dia 20 de janeiro, sábado, às 21h30, no centro da cidade, com uma arruada com cabeçudos e gigantones. O aquecimento para a grande folia faz-se no dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, com a Caminhada Noturna, no centro da cidade. Já no dia 2 de fevereiro, sexta-feira, às 22h, o ritmo vai acelerar com a apresentação dos Sambas Enredo das Escolas de Samba de Ovar, no Espaço Folião. À festa não podiam faltar o Carnaval Sénior, dia 1 de fevereiro, quinta-feira, às 14h30 e o Carnaval das Crianças, a 4 de fevereiro, domingo. Ambos os desfiles estão marcados para as 14h30, na Avenida Sá Carneiro.

Carnaval é também sinónimo de música. Pelos vários palcos do Carnaval vão passar dezenas de músicos e djs do panorama musical nacional e internacional. É no Espaço Folião que vão marcar presença os nomes mais sonantes. Do Brasil para Ovar, a banda Vou Pro Sereno, logo no dia 3 de fevereiro, promete trazer a alegria e o calor do país irmão. Segue-se, a 8 de fevereiro, o concerto de Quim Barreiros, na Noite Dominó. No dia seguinte, 9 de fevereiro, sexta-feira, a Noite da Farrapada continua com os Cromos da NoiteBispo é o nome escolhido para animar a noite do Desfile Noturno das Escolas de Samba, a 10 de fevereiro, sábado. A 11 de fevereiro, domingo, dia do Grande Corso Carnavalesco, destaque para a atuação da banda Wet Bed Gang. Já na Grande Noite Mágica, segunda-feira, 12 de fevereiro, num serão com inúmeros palcos e atuações, destaque para os djs LVKE, Kura, Karetus e Mariana BO.

Consulte o programa completo em: https://carnaval.cm-ovar.pt/

Bilhetes para aquisição presencial ou à distância de um clique, brevemente disponíveis

Desfile noturno das Escolas de Samba, Desfiles Carnavalescos, Noite Mágica e Espaço Folião… muito em breve estarão disponíveis os bilhetes para o Carnaval de Ovar. Como habitual, estarão à venda, presencialmente, nos postos locais: Centro de Arte de Ovar, Escola de Artes e Ofícios, Casa Museu Júlio Dinis e Museu Escolar Oliveira Lopes (Válega).  A novidade é que, este ano, pela primeira vez, os bilhetes para todos os eventos podem ser, também, adquiridos online, através da BOL.

Além disso, todos os ingressos podem, ainda, ser adquiridos atempadamente. Até ao dia 1 de fevereiro, inclusive, há descontos previstos.

Além de manter a possibilidade de os bilhetes serem comprados presencialmente, o Município de Ovar quer, também, apostar na comodidade dos visitantes que podem adquirir os bilhetes sem sair de casa e evitar filas e deslocações. Da mesma forma, pretende-se reduzir, no dia do evento, a afluência às bilheteiras, contribuindo-se para melhorar a experiência dos visitantes.

Carnaval de Ovar é EcoEvento

A Câmara Municipal de Ovar está empenhada em fazer do Carnaval de Ovar também uma referência em termos de sustentabilidade ambiental. Pela primeira vez a iniciativa será um EcoEvento, o que implica a adoção de um conjunto de medidas amigas do ambiente, tais como a gestão adequada dos resíduos e a sensibilização dos visitantes para práticas ambientais responsáveis que contribuam para a redução da pegada ecológica do evento.

Em termos práticos, o Carnaval de Ovar vai implementar, em vários locais estratégicos, um sistema de recolha seletiva para a deposição de resíduos de embalagens proveniente do público e das entidades participantes que, posteriormente, serão recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e posteriormente enviados para a reciclagem.

A ERSUC, responsável pela iniciativa, dará formação e, durante o evento, irá reforçar a sensibilização, sendo para o efeito disponibilizados vários materiais didáticos que visam alertar para a necessidade de separação dos resíduos. No final do evento, os sacos serão recolhidos e os materiais pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem.

Figura mitológica representa as mil e uma cores e formas do Carnaval de Ovar

O cartaz do Carnaval 2024 quer trazer a mensagem de diversidade em que diferentes propostas culturais se fundem para criar uma experiência única e com capacidade de atrair públicos muito diferentes.

É fácil ficar inspirado. O abstracionismo geométrico do traço gráfico adiciona uma sensação de modernidade e dinamismo à imagem, enquanto as cores vivas e energéticas evocam a paixão e a alegria do Carnaval de Ovar.

Em destaque uma curiosa figura mitológica: o tricéfalo.  Com um só corpo e três cabeças, incorpora três personagens que tão bem representam a alma do Carnaval de Ovar: com as suas penas esvoaçantes e graciosos movimentos, um passista de samba, traz a energia contagiante das danças carnavalescas; ao seu lado, com uma exuberante maquilhagem e traje colorido, o palhaço traz o humor e a diversão que promete não deixar ninguém indiferente e, finalmente, a terceira personagem, uma mulher glamorosa e elegante, com um olhar desarmante, simboliza a sofisticação e o brilho de uma festa única.