CCDR-C recomenda preservação do Cine Teatro de OVAR (comunicado)

25 de Julho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A Comissao de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) recomendou formalmente à Câmara Municipal de Ovar a preservação do Cine Teatro de Ovar, invocando o valor cultural daquele edifício, que atinge, este ano, a marca do 80° aniversário.

Num e-mail enviado hoje, dia 22 de Julho, à Câmara Municipal de Ovar e ao Movimento 2030, aquele organismo público assume uma posição clara e inequívoca em defesa da conservação do histórico edifício.

O parecer surge na sequência de uma comunicação à CCDR-C, por parte do Movimento 2030, da intenção assumida pela Câmara em demolir todo o edifício. Na carta dirigida àquela entidade – e que mereceu resposta célere, atendendo à gravidade do assunto – o Movimento 2030 sublinha a importância histórica, cultural e patrimonial do edifício que a Câmara pretende agora pôr abaixo, depois de ter gasto perto de 500 mil euros na sua aquisição e encaixotamento, e sem que, desde 2018, tenha sido apresentada qualquer ideia concreta para o destino a dar ao edifício.

O Movimento 2030 informa também a CCDR-C de que a Câmara contratou recentemente, por ajuste direto, um Projeto de Arquitetura para a Requalificação do Espaço Público – Entrada Principal do Parque Urbano – Ovar, onde se propõe que, no local do antigo Cine Teatro, venha a fazer-se uma praça de acesso ao Parque Urbano de Ovar.

Projeto de arquitetura deve procurar soluções para manter edifício original

Na extensa resposta da CCDR-C à preocupação transmitida pelo Movimento 2030, sobressai o seguinte ponto: “Aguarda-se a entrada nos serviços do Projeto de Arquitetura de Requalificação do Espaço Público – Entrada Principal do Parque Urbano – Ovar, altura em que se poderão confirmar as intenções da autarquia relativamente ao futuro do remanescente do edifício do Cineteatro de Ovar, enquanto ainda detentor de valor cultural intrínseco, à sua preservação no âmbito de uma requalificação integrada, perpetuando de alguma forma a memória urbana, arquitetónica e histórica de Ovar e da própria região.”

A CCDR-C defende ainda que “cabe ao arquiteto propor soluções que possam vir a manter a identidade original do espaço.”

Autarquia deve ter em conta a vontade dos munícipes, diz CCDR

Na comunicação à CCDR-C, o Movimento 2030 lamenta que não tenha existido qualquer auscultação da opinião pública sobre esta matéria, ao contrário do que havia sido assumido pelos responsáveis camarários. Atendendo à importância histórica do edifício e à sua condição de património municipal, a CCDR deixa, por isso, uma advertência à Câmara de Ovar para que tenha em conta a opinião dos cidadãos sobre o destino do Cine Teatro: “Nos valores da democracia participativa, seria expectável que, em desenvolvimentos futuros, se estabelecesse um diálogo e articulação da Autarquia com os munícipes – nomeadamente com o Movimento 2030”, diz a acCDar-C. Recorde-se que o Movimento 2030 apresentou em 2021 um projeto para a reabilitação do edifício e continua disponível para reunir com a autarquia, na procura da melhor solução para aquele património público. O Movimento 2030 solicitou à Câmara de Ovar uma reunião sobre este assunto mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.

Petição Pública contra demolição

Numa tomada de posição contra o que entende ser uma postura prepotente dos responsáveis camarários, o Movimento 2030 lançou uma petição pública contra a demolição do Cine Teatro de Ovar. Relembre-se que o executivo municipal decidiu internamente o destino do Cine Teatro de Ovar – uma decisão radical e irreversível – sem que alguma vez esta intenção tenha sido incluída no seu programa político ou sufragada pelos eleitores, nem nunca tenha sido realizada uma auscultação da opinião pública, como, em tempos, foi prometido.

Por estes motivos, o Movimento 2030 sentiu ser importante lançar a petição pública “Demolição do Cine Teatro de Ovar, NÃO!”, com o intuito de dar a oportunidade aos cidadãos ovarenses de expressarem a sua oposição em relação à iminente demolição do edifício.

A petição está disponível em https://peticaopublica.com/?pi=CineTeatroOvar e pode ser subscrita por cidadãos de qualquer idade e de qualquer ponto do país, através da simples introdução do nome e número de Cartão de Cidadão Português.

Comunicado do Movimento 2030