Centro Comunitário de Esmoriz inicia projecto “Fora de Portas”

23 de Novembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Centro Comunitário de Esmoriz iniciou, a 26 de outubro de 2023, um novo projeto intitulado “Fora de Portas”, financiado pelo Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2023.

Surgiu da necessidade que a Instituição sente, desde longa data, de desenvolver uma intervenção de proximidade ao nível da saúde mental, esta última agravada pela crise económica e social atual, contribuindo para um maior risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental.

Durante 12 meses, o projeto “Fora de Portas” pretende intervir em todo o Concelho de Ovar, junto da população vulnerável e fragilizada, visando proporcionar acompanhamento psicológico gratuito, que potencie uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar geral e emocional das pessoas.

No sentido de criar condições facilitadoras de acesso ao serviço, as consultas são descentralizadas e decorrem nas diferentes freguesias em equipamentos culturais de forma a quebrar o estigma e preconceito associado à temática.

Não se cuida da saúde mental sem se dotar também a comunidade de um maior conhecimento sobre esta temática e sem sensibilizar para a redução do estigma e preconceito que ainda impera. Para isso, está pensada a implementação de ações de sensibilização junto da comunidade, bem como a formação de cabeleireiros que são muitas vezes as primeiras pessoas a ouvir falar de problemas de saúde mental, e por serem pessoas conhecidas e de confiança por quem os procura.

O projeto conta como entidades parceiras a autarquia local e IPSSs do concelho de Ovar.
Quebrar preconceitos e aproximar pessoas é o lema do projeto.

Para mais informação contacte-nos para o email: projeto.foradeportas@ccesmoriz.pt ou pelo telefone: 256 752 301