Certificado de Vacinação ou Teste Negativo passam a ser obrigatórios em restaurantes e alojamentos

9 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

De acordo com o Diário de Notícias, o Conselho de Ministros deliberou novas medidas para conter a pandemia numa altura em que se vão intensificar as férias dos portugueses. Os cidadãos vão ter de apresentar teste negativo ou certificado digital de vacinação para ter acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local no território continental, contudo esta medida só deverá ser aplicada nos concelhos com risco elevado ou muito elevado (neste momento, o concelho de Ovar não integra este leque, contudo o número de casos no município vareiro já vai em 38, registando assim um aumento que não pode ser ignorado).

Para já, é também essencial referir que a medida deverá ser verificada nos restaurantes nos seguintes dias: sábados, domingos e feriados e às sextas a partir das 19.00.

Nos alojamentos locais ou unidades de turismo, também aqueles documentos passam a ser obrigatórios no momento do check-in.

Os auto-testes vão passar a ser vendidos também nos supermercados, além das farmácias, aumentando os canais de distribuição.

Os menores de 12 anos não estão abrangidos na medida.

As regras entram em vigor neste sábado, e há coimas para o incumprimento (100 a 500 euros para os clientes que não sejam portadores dos documentos, e entre mil a 10 mil euros para os proprietários que negligenciem a observância desta medida).


Créditos da Imagem: Pedro Granadeiro & Global Imagens