
Clássico termina sem golos e com confusão no final
13 de Abril, 2025O grande jogo da jornada 29 do Campeonato SABSEG colocou frente a frente o Florgrade FC e a AD Ovarense, as duas melhores equipas da elite aveirense que sonham com o título e a subida ao Campeonato de Portugal. O Parque Desportivo do Buçaquinho, em Cortegaça, lotou com as fortes falanges de adeptos que apoiaram ambas as equipas, distribuídas separadamente pelas duas bancadas.
A partida terminou com um empate de 0-0, penalizando a escassez de oportunidades durante os primeiros 75 minutos. Podemos, quando muito, destacar durante esse período, um remate fora de área de Luka (Florgrade) que saiu um bocado por cima da baliza, e um livre directo batido por Pedro Martins (AD Ovarense) que saiu desenquadrado em relação à baliza.
No entanto, nos últimos 15/20 minutos, a partida quebrou. Houve mais espaços e situações de contra-ataque, e as equipas até arriscaram mais com as substituições. As entradas de Leandro Borges (no Florgrade) e de Tika (na Ovarense) ajudaram a agitar, e mostraram que os técnicos Hélder Castro e Ricardo Maia procuraram a sorte, nos últimos minutos. Os lances perigosos começaram a acontecer, mas há dois momentos que poderiam ter sido decisivos, um para cada lado – primeiro, em contra-ataque, o Florgrade poderia ter aberto o marcador aos 78 minutos por intermédio do extremo criativo Luka, assistido por Basit Ahmed, mas na cara do guardião ovarense Renato Lopes atirou ao lado. Após os 80 minutos, foi a vez da AD Ovarense responder com uma bola nas costas onde o veloz avançado tobaguense Shaqkeem Joseph ficou na cara do guardião corticeiro Paiva, mas este conseguiu fazer a mancha ao remate, evitando o golo do conjunto vareiro.
A partida culminaria, no seu derradeiro fôlego, com um corte providencial de Diego Tavares (o capitão brasileiro da AD Ovarense voltou a ser decisivo) evitando que Basit Ahmed, o goleador nigeriano (melhor marcador da prova com 25 golos), se isolasse.
A partida terminaria sem golos entre as duas melhores equipas do campeonato, resultado que se ajusta ao que se vislumbrou dentro das quatro linhas. No entanto, ainda no tempo dos descontos, e também após o apito final, presenciaram-se situações inaceitáveis no futebol com atletas e staff de ambas as equipas a envolverem-se em momentos de confusão com provocações e até agressões à mistura, o que obrigou mesmo à actuação imediata das forças policiais de segurança. Houve várias expulsões, as quais não conseguimos quantificar, mas foi certamente um momento que deveria ter sido evitado até porque havia crianças a assistir ao jogo.
Quanto à arbitragem, o trio liderado por Daniel Pinto esteve à altura do jogo, acabando por ter uma nota positiva.
O resultado deixa tudo na mesma. O Florgrade continua com 1 ponto de avanço, tem 77 pontos, enquanto a AD Ovarense tem 76 pontos. No entanto, cada uma das formações vai ter ainda 5 finais pela frente e o cenário de perder pontos pode ser fatal para qualquer uma delas.
Vamos ter campeonato até ao fim!
