Clube de Campismo do Porto soprou 74 velas
15 de Agosto, 2021Decorreram, neste fim de semana, as celebrações do 74º aniversário do Clube de Campismo do Porto, entidade gestora do Parque Campismo de Esmoriz. Neste passado sábado, houve festa com porco no espeto, karaoke e cânticos de aniversário. Neste domingo de manhã, decorreriam as cerimónias solenes.
A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz começou por animar as cerimónias, entrando triunfalmente no parque e percorrendo o mesmo, merecendo o reconhecimento dos campistas. Ouviu-se igualmente o Hino do Clube de Campismo do Porto, seguindo-se o tradicional hastear das bandeiras à entrada das instalações do parque, momento que foi testemunhado por várias pessoas. Todos os convidados juntaram-se posteriormente para encetarem um itinerário ou percurso pelo Parque de Campismo de Esmoriz.
Durante o trajecto, houve uma paragem que serviu para inaugurar o Bloco Sanitário nº 7 que foi requalificado, após ter sofrido um desmoronamento no passado. Encontra-se agora em condições de utilização impecáveis, tendo merecido um excelente trabalho ao nível do azulejo. Um trabalho que, no entender do Presidente da Direcção do Clube de Campismo do Porto, Carlos Américo Rolo, demonstra a boa vontade de uma equipa que nunca deixou de trabalhar para incutir dinamismo no parque. Por seu turno, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, elogiou nesse preciso momento o papel da instituição na dinamização do parque e da cidade de Esmoriz e relembrou a missão de auxílio do CCP aquando da necessidade de isolamento de alguns casos de infecção por COVID-19, nos momentos mais conturbados da pandemia.
Seguiu-se a cerimónia solene, num espaço central e ajardinado do parque, que contou com os discursos de Carlos Américo Rolo (Presidente da Direcção do Clube de Campismo do Porto) que recordou a obra feita no parque nos últimos dois anos (nomeadamente a requalificação de blocos sanitários, implementação de uma estação fotovoltaica e de candeeiros solares, a requalificação do edifício Arco-Íris para acolher futuros eventos, etc.), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz) que reconheceu o impacto determinante do parque no desenvolvimento da cidade, Jacinto Reis (Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz) que prometeu manter uma cooperação próxima, ao nível da prevenção, socorro e melhoria de condições, com o mencionado parque de campismo, Jorge Agostinho (Representante da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo) que recordou o facto de o Clube de Campismo do Porto ser uma das entidades associadas mais antigas da Federação Portuguesa e que deseja ver os 75 anos (“bodas de diamante”) do Clube de Campismo do Porto a serem celebrados em excelente plano no próximo ano, e Carlos Félix (Presidente da Assembleia Geral do Clube de Campismo do Porto) que conduziu a cerimónia. Em suma, recordou-se a obra feita nos últimos dois anos, as sinergias entre entidades e abordou-se o futuro próximo do parque que trará novidades em termos de concretizações.
Graça Miguel apresentou o evento. Por seu turno, Fernando Oliveira, responsável pelo pelouro da cultura no parque, também acompanhou as incidências.
Distinguiram-se ainda os associados com 25 e 50 anos de filiação. Ao todo, foram entregues mais de 150 galardões ou medalhas.
Não perca a crónica completa na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz.
Segue-se a galeria fotográfica.