CM Ovar, Grupos e Escolas de Samba decidem não realizar desfiles de Carnaval em 2022

18 de Janeiro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A Câmara Municipal de Ovar, os Grupos e as Escolas de Samba decidiram, em reunião realizada ontem, não realizar os tradicionais desfiles de Carnaval, estando, no entanto, previstas algumas iniciativas carnavalescas para assinalar o Carnaval de Ovar 2022.
Esta decisão surgiu no seguimento de uma outra realizada com a Proteção Civil local (Saúde Pública, Forças de Segurança e Corporação de Bombeiros) e na qual a opinião da não realização dos desfiles foi unânime, atendendo ao atual contexto pandémico e às medidas em vigor que obrigariam a uma organização complexa e a requerer uma logística praticamente impossível de colocar em prática.
No seio dos Grupos e Escolas, havia alguns preparados para sair à rua, mas a larga maioria foi da opinião da não realização dos cortejos. Opinião que saiu reforçada após as explicações sobre o atual contexto pandémico.
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorda que “o Carnaval é a grande festa de Ovar, mas a Saúde Pública está em primeiro lugar”, explicando que “a atual vaga é muito contagiosa e o número de infetados no concelho tem sido elevadíssimo, com uma média diária entre 100 a 150 novos infetados, apesar de não haver ninguém em Cuidados Intensivos.”
O autarca lembrou ainda que não estão em causa os três dias de desfile, mas os 45 dias de preparativos necessários até ao Carnaval, reforçando que “não podemos correr riscos e é necessário defender o nosso Carnaval como a grande festa do nosso território”.
Salvador Malheiro anunciou ainda que o Carnaval de Ovar continuará a ser assinalado em 2022, através da pintura de máscaras gigantes, à semelhança de 2021 e que foi um sucesso, bem como através de uma programação cultural controlada nos equipamentos municipais, cumprindo as regras vigentes e a qual será oportunamente divulgada.