Começa a vacinação contra a COVID-19
27 de Dezembro, 2020Neste Domingo, fez-se história. Começou a vacinação em Portugal contra a COVID-19, com os profissionais de saúde a serem os primeiros contemplados no mega-procedimento que deverá chegar a milhões de cidadãos.
António Sarmento, director de serviço de doenças infecciosas do Hospital S. João do Porto, foi o primeiro a ser vacinado. As vacinas começam assim a ser administradas em cinco centros hospitalares e universitários.
Sabemos que as acções de vacinação decorrem, para já, no Hospital de São João do Porto, Hospital Curry Cabral (Lisboa), Hospital de Santo António (Porto) e Hospital de Santa Maria (Lisboa).
De acordo com o jornal Público, às 9750 que já se encontram no país devem juntar-se outras 70.200 vacinas na segunda-feira. Muitos cidadãos já receberam inclusivamente um SMS em que se lhes é recomendada a vacinação que é gratuita (embora facultativa).
Marta Temido, Ministra da Saúde, assistiu ao momento da vacinação de António Sarmento (director do serviço de doenças infecciosas do Hospital São João do Porto), e congratulou-se com este passo determinante no combate à pandemia da COVID-19. No entanto, a ministra aconselha prudência social, relembrando que o “Inverno ainda mal começou” e que só “a união constitui a melhor forma de ultrapassarmos as dificuldades”.
A primeira fase do mega-plano (Dezembro-Março) pretende vacinar 950 mil pessoas, dando prioridade aos profissionais de saúde, pessoas de idade avançada, profissionais e utentes de lares, cidadãos com patologias preocupantes, profissionais de segurança, etc.
Outras fases se seguirão. Espera-se que todos os portugueses (que assim o desejarem) sejam vacinados até ao Outono de 2021.
A vacina da Pfizzer-BioNTech é considerada segura com 95% de eficácia.
A campanha de vacinação já arrancou igualmente noutros países europeus.
Imagem de Destaque: O momento em que António Sarmento, director de serviço de doenças infecciosas do Hospital São João do Porto, é vacinado contra a COVID-19. Direitos: Plano de Vacinação da COVID-19/SNS/Mistério da Saúde