Concurso de Bandas de Garagem procura novos talentos

27 de Fevereiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover um Concurso de Bandas de Garagem, destinado aos jovens talentos do Município de Ílhavo, na área da música.

Esta aposta da Câmara Municipal de Ílhavo visa estimular a capacidade artística dos jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de pisar um palco e conferindo uma maior visibilidade ao trabalho desenvolvido.

O concurso dirige-se a projetos musicais coletivos ou individuais, cujos elementos sejam (pelo menos um) residentes no concelho de Ílhavo, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, sem contrato discográfico.

Os interessados podem realizar inscrições até às 23h59 do dia 18 de março de 2024, com envio, para juventude@cm-ilhavo.pt, da ficha de inscrição (disponível em www.cm-ilhavo.pt), fotocópia do documento de identificação civil, comprovativo de morada de todos os elementos, maqueta com os temas a concurso, biografia da banda e rider técnico.

A maqueta das músicas a concurso, com um máximo de 15 minutos, deverá incluir um tema original e dois covers, em suporte digital, devidamente identificado com o nome do projeto, identificação do responsável e respetivo contacto telefónico. Pelo menos um dos temas apresentados deve ser cantado em português. A letra do tema original deve ser entregue, datilografada, com o nome dos autores da letra e da música.

O concurso realiza-se em várias fases – seleção, eliminatórias e final – a decorrer entre 6 de abril e 18 de maio. As eliminatórias realizam-se nos dias 6, 13 e 20 de abril, sempre ao sábado, às 19 horas. A final do Concurso de Bandas de Garagem realiza-se a 18 de maio, às 19 horas, no Cais Criativo da Costa Nova.

A avaliação das bandas, realizada por um júri, será feita com base nos seguintes critérios: originalidade, presença em palco, sentido de apresentação, afinação, qualidade da execução musical, interpretação, composição e votação do público presente.

A deliberação do júri será divulgada após a atuação de todas as bandas. O projeto vencedor recebe 1000 euros e atuará no Palco Bombordo do Festival do Bacalhau 2024. O segundo e terceiros prémios serão 500 e 250 euros, respetivamente.

As normas de participação estarão em breve disponíveis no website da Câmara Municipal de Ílhavo.