Confinamento irá ajudar a salvar 3 mil vidas
20 de Fevereiro, 2021De acordo com uma reportagem do Diário de Notícias, os especialistas não têm dúvidas e estimam que o novo confinamento geral, em vigor desde meados de Janeiro e que poderá perdurar até finais de Março, irá ser determinante para que possam ser poupadas cerca de 3 mil vidas, cenário que só se tornará possível com o alívio da sobrecarga que caía sobre o Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com o mesmo órgão de comunicação social, acredita-se que o isolamento já surtiu o efeito que se desejava, tendo sido reduzidos os contactos em 75%, o que permitiu a redução substancial de casos diários, internamentos e mortes.
No entanto, o Governo e os especialistas não têm ainda pressa para desconfinar, pelo que o actual cenário deverá arrastar-se, pelo menos, até finais de Março porque teme-se que ainda possa existir algum risco associado. Há efectivamente a intenção de consolidar este rumo positivo recente.
Por outro lado, as autoridades de saúde pretendem apostar massivamente na vacinação durante o Verão com o intuito de travar um eventual novo ímpeto da pandemia no Outono ou Inverno de 2021.
Créditos da Imagem: José Sena Goulão – LUSA