Conversas no Museu sobre “Os Desafios na Preservação de um Acervo Fotográfico” decorrem nesta quinta-feira
26 de Janeiro, 2023No âmbito da exposição “Ovar na Fotografia de Teófilo Rego”, o Museu Júlio Dinis irá promover, hoje, dia 26 de janeiro, pelas 21h30, mais uma edição da tertúlia “Conversas à Volta do Tanque”, tendo como tema “Desafios na Preservação de um Acervo Fotográfico”.
De modo informal e intimista, será incentivado o debate e promovida a sensibilização da comunidade ovarense e dos amantes da fotografia para a importância da identificação, levantamento, salvaguarda, preservação, estudo e divulgação dos acervos de casas de fotografia e fotógrafos amadores, tendo por base a experiência dos técnicos de diversos organismos públicos e privados que integram a tertúlia.
Com moderação de Inês Azevedo e Joana Mateus, Coordenadoras da Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão, o painel de convidados será composto por Guilherme Terra, criador da página “Ovarmemórias” e Editor de Imagem na RTP; Ana David Mendes, criadora do m|i|mo-museu da imagem em movimento e doutoranda em Arte Contemporânea e Rosário Guimarães, Coordenadora do Arquivo Fotográfico da Casa do Infante/Arquivo Municipal do Porto (CMPorto).
Neste encontro, em forma de “Conversa”, haverá espaço para a interação com o público que pretenda refletir sobre “o que pode significar preservar” e “para quê”.
Com produção do Museu Júlio Dinis, curadoria da Casa da Imagem e apoio da Associação Portuguesa de Casas-Museu, a tertúlia é de entrada livre e dirigidas a todos os públicos.