Deputada Helga Correia preocupada com aumento do número de internamentos sociais (comunicado)

10 de Novembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A deputada do PSD Helga Correia manifestou-se, esta terça-feira, preocupada com o crescimento do número de internamentos sociais nos hospitais. Intervindo na discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado (OE) para 2023, a parlamentar social democrata lamentou que das 800 camas anunciadas para 2020 apenas metade tenham sido colocadas ao serviço.

Helga Correia referiu-se ao sexto barómetro de internamentos sociais da Associação de Administradores Hospitalares, que, como disse, “veio chamar a atenção, mais uma vez, para o fenómeno crítico do sistema de saúde”, para sustentar que registara um aumento de 195 casos face ao período homólogo antecedente, representando “um custo adicional de 3,2 milhões de euros face ao período homólogo de 2021”.

Tendo sempre por base o barómetro que permite observar as limitações do país na resposta a dois fenómenos sociais da maior relevância, a deputada aveirense enfatizou que no OE de 2020 era destacada a criação de 800 camas de internamento nos cuidados continuados, “mas o certo é que só metade estão a responder no terreno”.

“Assim, para além do custo destes internamentos inapropriados para o sistema nacional de saúde, temos, também, o custo para as pessoas que permanecem internadas quando têm alta hospitalar e estão expostas a infeções, ocupando camas necessárias para o SNS” – lamentou Helga Correia na audição ao ministro da Saúde.

A parlamentar social democrata referiu-se aos aumentos que o ministro anunciara, para o desafiar a dizer “às instituições que é suficiente para responder ao subfinanciamento destas unidades de cuidados continuados” e “quantas camas, em 2023, vão estar preparadas para atender aos casos sociais nos hospitais, porque as pessoas sofrem diariamente para arranjar uma resposta para os seus utentes”.

Aveiro, 10 de novembro de 2022

Comunicado do Grupo Parlamentar do PSD Aveiro