Deputado Paulo Cavaleiro exige fomento do ensino profissional e intervenção no parque escolar do distrito de Aveiro (comunicado)

11 de Novembro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

O deputado do PSD Paulo Cavaleiro levou esta terça-feira ao Parlamento duas propostas do programa eleitoral da AD para o distrito de Aveiro na área da educação. Intervindo na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o parlamentar social democrata alertou para a importância da reabilitação e aumento do parque escolar e para a necessidade de reforço do ensino profissional.

“O distrito de Aveiro é dos mais industrializados do país e precisa de mão de obra técnica qualificada. O ensino, e sobretudo o ensino profissional, é muito importante se estiver adaptado às necessidades das empresas” – vincou Paulo Cavaleiro, numa audição do ministro da Educação, Ciência e Inovação.

O parlamentar aveirense deu enfoque à proposta de incentivo à criação dos ciclos de formação técnica e profissional “que possam suprir a falta de mão de obra técnica e qualificada no distrito”, exortando o governante a pronunciar-se sobre quais são as estratégias previstas para responder a esta necessidade do território.

A outro nível, Paulo Cavaleiro recordou as maleitas deixadas pela Parque Escolar – empresa dotada de autonomia administrativa e financeira criada pelo governo socialista de José Sócrates – justificando assim a proposta eleitoral apresentada em Aveiro para defender a construção e reabilitação das escolas do distrito já identificadas.

“Todos sabemos como é importante para a qualidade do ensino a qualidade das infraestruturas. Hoje, temos grandes diferenças de qualidade nas infraestruturas, muitas vezes dentro do mesmo concelho, ainda devido às falhas que ficaram da Parque Escolar” – sublinhou Paulo Cavaleiro na sua intervenção no âmbito da discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2025, concluindo acreditar que “o governo vai encontrar as melhores soluções para a construção, reabilitação e, sobretudo, manutenção do parque escolar “

Aveiro, 6 de novembro de 2024

A assessoria de comunicação