Dia do Município assinalado com diversas iniciativas

25 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Ao longo deste Domingo, dia 25 de Julho, celebrou-se no concelho de Ovar o “Dia do Município”. As celebrações principiariam às 9:30 com o Hastear das Bandeiras que decorreria na Rua Elias Garcia e com a guarda de honra prestada pelas corporações dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e Ovar.

Às 10:00, teria início a sessão solene no auditório do Centro de Arte de Ovar, momento em que os principais responsáveis autárquicos (nomeadamente os representantes eminentes da Câmara e Assembleia Municipais de Ovar) proferiram as suas intervenções e onde seriam igualmente atribuídas as mais diversas medalhas de mérito, sendo que é de valorizar este último ponto. Foram assim primorosamente distinguidos Manuel “Russo” (célebre rei do Carnaval de Ovar já falecido, mas que recebe a título póstumo a medalha de mérito municipal de Ouro) e o Orfeão de Ovar (a entidade é assim galardoada com a Medalha de Ouro do Município). No que diz respeito às medalhas de mérito municipal de prata, foram estas as personalidades reconhecidas: Carlos Andrade (professor e dinamizador do Projecto Ciência Viva), Abílio Reis (conceituado médico), Honório Resende (músico e escritor), António Pinho Nunes (padre e historiador), Tony Amaral (benemérito e emigrante). Por fim, as medalhas de mérito municipal de cobre foram atribuídas a Tiago Alves (programador e coordenador do Shortcutz Ovar), Iva Lamarão (apresentadora de TV), Américo Matos (dirigente associativo), Tiago Violas (atleta de voleibol), Nuno Manarte (atleta e treinador de basquetebol), Escola de Samba Costa de Prata (Carnaval) e Secção de Basquetebol da Associação Desportiva Ovarense.

Relativamente aos discursos veiculados, Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, recordou o papel heroico de todos aqueles que enfrentaram, com coragem, a pandemia, reforçando a ideia de que os políticos não podem ser excluídos desse grupo visto que, no seu entender, desempenharam também um papel fundamental nessa “luta”. Frisou que os autarcas estiveram à altura da situação e recorda que as escolhas só poderiam ser feitas no quadro possível da altura, e de que nada valem, pensamentos utópicos. Sublinha a ideia de que, neste mandato, “sofremos o que era impensável” (devido à pandemia) e que se perderam vidas humanas mas insiste que se não fosse o empenho dos serviços de saúde, da Protecção Civil e das IPSS’s (e outras autoridades), o impacto teria sido ainda mais terrível. Acredita que desta dura experiência serão retirados novos ensinamentos e que a bonança prevalecerá sobre a tempestade.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordou que este dia serve para reconhecer os melhores do concelho e que é, nesta circunstância, que devem ser realçados o bairrismo, as tradições e a identidade do território vareiro. De seguida, o edil apresentou sucintamente os vultos que seriam medalhados. Feitas essas considerações, o autarca afirma que houve um desenvolvimento social da comunidade, com a criação de um Fundo de Emergência Social, do novo regulamento de atribuição de apoios sociais e rematou ainda com a disponibilidade cada vez maior do município. Frisa que hoje a autarquia é finalmente vista como amiga das famílias e das crianças, e recordou que houve investimentos estruturantes no dossier da habitação social e promete continuar a manter essa aposta, caso seja reeleito. Na área ambiental, Salvador Malheiro pretende criar um projecto sustentável e auspicioso, definindo como meta a médio prazo a neutralidade carbónica e prosseguindo com a aposta na recolha de resíduos. Relembrou que, nos últimos anos, se construíram mais ciclovias e espaços verdes, e criou-se o novo Ecocentro de Ovar. O edil defende também que a protecção costeira continua a ser prioritária. Por outro lado, vincou que as pessoas, as empresas e as colectividades são fundamentais para o futuro do concelho, e apelou para que seja viabilizada uma política de menor carga fiscal, por parte dos governantes, para que seja possível ultrapassar as sequelas provocadas pela pandemia. No panorama autárquico, Salvador Malheiro recordou que o município já tomou medidas nesse sentido, nomeadamente a redução do IMI, a diminuição da comparticipação em IRS e isenção da taxa da derrama.

Após os discursos dos principais protagonistas políticos, decorreriam sucessivas inaugurações ou mostra de pontos de interesse pelas diversas freguesias do concelho, nomeadamente: a apresentação do projecto de reabilitação da Escola Básica do Gavinho (Cortegaça), a inauguração do novo parque infantil do Jardim Padre Campos e a consignação da empreitada da requalificação da Rua da Boavista (Esmoriz), a criação de um espaço memória para o Aron Hakodesh (património histórico de natureza judaica sito em São Vicente Pereira), apresentação do projecto de ampliação, requalificação e conservação da Escola Básica de São João (São João de Ovar), consignação da requalificação da rua Dr. Cunha no Bairro do Lamarão (Ovar) e a visita aos trabalhos de requalificação dos arruamentos do Alto de Saboga (Ovar).

Por fim, haveria lugar à tradicional eucaristia solene vocacionada para o padroeiro de Ovar – São Cristóvão, na Igreja Matriz daquela urbe.

Refira-se ainda que, no âmbito destas celebrações, decorreu o programa cultural VI®VER OVAR– Comemorações do Dia do Município, o qual promoveu entre os dias 22 e 25 de Julho uma série de eventos em diversos pontos do concelho, com a premissa base de todos os artistas envolvidos terem uma ligação directa ao território vareiro.



Inauguração do novo parque infantil no Jardim Padre Campos, em Esmoriz.

A apresentação do projecto de requalificação da Rua da Boavista (Esmoriz) decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz


Créditos das Imagens: Câmara Municipal de Ovar (página nas redes sociais)