Dia Internacional para a prevenção da violência contra mulheres assinalado em Esmoriz

25 de Novembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O dia 25 de Novembro assinala o Dia Internacional para a prevenção da violência doméstica. Neste ano de 2023, 14 mulheres foram assassinadas em Portugal, tendo a PSP e a GNR registado 23306 ocorrências ao longo do ano.

A Junta de Freguesia de Esmoriz albergou, durante os últimos dias, na sua porta principal algumas imagens simbólicas de laços que revelam a solidariedade perante as mulheres que são vítimas de violência física ou psicológica. Além disso, foi exibida uma mensagem em que é referido que “todos os dias, mulheres do nosso país, são vítimas de violência”.

A iniciativa que junta o Gabinete de Apoio Psicossocial e de Inserção Profissional da Junta de Freguesia de Esmoriz frisa que é “importante educar para o respeito dos outros”, para que seja possível termos uma sociedade em que se vislumbre a igualdade de direitos, de liberdade e autodeterminação das pessoas.

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Cruz Vermelha Portuguesa têm promovido iniciativas diversas de sensibilização pelo país sobre este tema em específico.