Distinções esmorizenses na Sessão Solene do Dia do Município

26 de Julho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

O Dia do Município foi celebrado na passada quinta-feira, e por conseguinte, houve esmorizenses distinguidos, e por isso, não poderíamos deixar de destacar tal facto.

Maria Joaquina Flores, atleta veterana sénior feminina, conquistou ao longo das últimas décadas, várias medalhas, elevando o nome de Portugal bem alto. Os seus 83 anos de idade não pesam nas pistas, e a corredora, natural da Fonte do Pocalvo, embora a residir em Corroios, continua com uma verdadeira chama olímpica, conquistando provas. Um exemplo inspirador de resiliência! Recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Prata.



João Gomes, presidente do Grupo de Teatro Renascer, foi reconhecido pelas décadas de dedicação voluntária ao associativismo, em particular, às artes cénicas (onde é actor e encenador), tendo sido o motor da evolução desta colectividade que tem actuado de Norte a Sul do país, dinamizando ainda um festival de elevada qualidade na cidade de Esmoriz em todos os anos. Recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Cobre.





A Tanoaria JOSAFER (a par da Tanoaria Ramalho) é das poucas embaixadoras da arte do fabrico de barris na cidade de Esmoriz, seja para armazenar o tão apreciado vinho do Porto ou outros líquidos, seja para fins decorativos. A empresa soube inovar e tem vindo a crescer, cedendo ainda o seu espaço para que as colectividades possam apresentar os seus projectos e eventos culturais, concedendo assim um apoio ao associativismo. Por outro lado, a Tanoaria pretende criar um novo Museu para perpetuar esta arte junto dos visitantes.



Não poderíamos deixar igualmente de enaltecer a medalha de mérito municipal de Ouro atribuída a título póstumo a Fernando Raimundo Rodrigues (antigo presidente da Câmara Municipal de Ovar) que teve uma passagem pela liderança da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz. E claro, a distinção similar atribuída, também a título póstumo, a Manuel Costa Ramos, antigo actor e encenador da companhia Contacto e da Feira Medieval, que deixou um legado importante no teatro.

Ao todo, foram atribuídas 14 medalhas ao longo da cerimónia solene do Dia do Município, e Esmoriz esteve bem representado.


Créditos das Imagens: Página da CMO nas redes sociais