EGC não conseguiu reconquistar a Taça da Federação apesar da sua excelente performance

7 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Após ter perdido ontem por 3-1 em sets (parciais de 19-25, 25-18, 25-16 e 25-23), no segundo jogo da Final da Taça da Federação, o Esmoriz Ginásio Clube esteve hoje muito perto de conquistar, pela segunda vez na sua história, o troféu. Contudo, o conjunto orientado por Bruno Lima perdeu por 3-2 em sets neste domingo (parciais de 23-25, 18-25, 25-22, 28-26 e 18-16) e o galardão seria entregue ao Sporting Clube de Portugal.

A equipa do Esmoriz Ginásio Clube até entrou bastante bem, conquistando os dois primeiros sets. O Esmoriz Ginásio Clube contou com José Pinto, Roberto Reis, Rafael Santos e Everton Almeida em muito bom plano. No entanto, no terceiro set, e apesar do Esmoriz Ginásio Clube ter entrado motivado (devido ao ascendente dos primeiros sets), a verdade é que a meio do terceiro parcial, o árbitro sancionou o Esmoriz por festejos provocatórios e por palavras de protestos (cada vermelho dava origem a um ponto para o adversário e Roberto Reis teve mesmo de abandonar o set) e isso permitiu que o Sporting passasse para a frente nesse set, segurando a vantagem até ao fim. No quarto set, o equilíbrio foi total, mas uma vez mais, o cubano José Masso e os argentinos Brian Melgarejo e Joaquín Gallego fizeram a diferença, acumulando pontos para a formação leonina. Ficaria tudo por resolver na “negra”. Ambas as equipas voltaram a usufruir da possibilidade de “match point”, mas seria o Sporting a acabar por levar a melhor, triunfando por 18-16.

O Sporting acabaria assim por conquistar a Taça da Federação contra um Esmoriz Ginásio Clube que vendeu muito cara a vitória.

No final do jogo, Bruno Lima, treinador do EGC, admitiu que o jogo foi muito equilibrado, e salienta que a equipa entrou bem nos dois primeiros sets, tendo conquistado os mesmos com muito mérito. Reconhece que a meio do terceiro set houve alguma falta de discernimento, embora sem querer responsabilizar ninguém, cenário que acabou por recolocar o Sporting na contenda. Salienta que, ainda assim, houve alguma reacção dos seus jogadores e que, nos sets seguintes, tudo poderia ter acontecido. Deu ainda os parabéns ao Sporting pela vitória.

Roberto Reis, capitão do EGC, agradeceu a presença da massa adepta que veio desde o concelho de Ovar até Lisboa para apoiar o Esmoriz Ginásio Clube. Salienta que o Esmoriz bateu-se de igual para igual com o Sporting, uma equipa que considera muito forte colectivamente. Refere que o “side out” do EGC funcionou acima da média, tendo sido possível travar vários ataques do Sporting. Frisou ainda que no terceiro set houve um erro claro de arbitragem, no lance das expulsões em que ele foi visado (cada expulsão dava um ponto ao Sporting), e que isso teve impacto no desenrolar da partida.