No dia 1 de março, a Escola de Infantes e Cadetes (EIC) da Bombeiros Voluntários de Esmoriz realizou mais uma instrução integrada no seu plano formativo, mantendo o compromisso de formar os bombeiros do futuro com competências sólidas e experiências práticas.
Desta vez, o tema escolhido foi Salvamento e Desencarceramento, proporcionando aos nossos infantes e cadetes uma primeira abordagem prática às operações em contexto de acidente rodoviário. Ao longo da sessão, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer e manusear as ferramentas e equipamentos utilizados em situações reais, aprendendo a importância de cada etapa na estabilização de veículos e no desencarceramento de vítimas.
A instrução destacou não apenas a técnica, mas também princípios fundamentais de segurança, organização e atuação coordenada no teatro de operações, permitindo que os participantes compreendessem a complexidade e a responsabilidade envolvidas no trabalho diário dos bombeiros.
Entre momentos de aprendizagem intensa, curiosidade e colaboração, os nossos cadetes experienciaram o verdadeiro espírito de equipa e desenvolveram competências que irão fortalecer a sua formação e despertar vocações para o serviço voluntário.
Atividades como esta reforçam os valores da EIC e da associação, consolidando a missão de preparar os jovens para desafios futuros. Porque formar hoje é preparar o amanhã, e cada momento de instrução é um passo para a construção de bombeiros mais conscientes, responsáveis e preparados.
Foto: BV de Esmoriz