Eleições Presidenciais dos EUA: indefinição até ao fim
4 de Novembro, 2020Após uma campanha eleitoral bastante polémica e marcada por ataques pessoais trocados entre Donald Trump, candidato republicano e presidente dos Estados Unidos da América, e Joe Biden, candidato democrata e ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, os norte-americanos exerceram o seu direito de voto nas eleições presidenciais de 2020. Fizeram-no através das urnas, ou através do envio de correspondência, cenário que se explica pela conjuntura actual em que o Coronavírus está disseminado nas sociedades.
O vencedor só será conhecido nos próximos dias até porque os primeiros resultados anunciados já para alguns Estados não são inteiramente conclusivos.
Pelo que apuramos, Donald Trump terá vencido nos Estados do Texas, Flórida, Montana, Nebrasca, Kansas e Ohio. Por seu turno, Joe Biden triunfou nos Estados do Arizona, Washington, Oregon, Califórnia, Colorado e está a liderar, neste momento, as votações no Michigan, no Nevada e Wisconsin, o que poderá ser determinante na contagem final.
Há alguns Estados Norte-Americanos em que a “luta” tem sido taco-a-taco, acrescentando assim uma considerável dose de imprevisibilidade quanto ao desfecho.
Neste momento, e ao que tudo indica, há uma ligeira vantagem para Joe Biden que, para já, conseguiu obter 238 votos para o Colégio Eleitoral enquanto Trump alcançou 213. Além disso, o candidato democrata espera beneficiar da votação por correspondência (em que estão milhões de votos em causa), dado que foi o que mais alertou para os perigos do COVID-19. Quem alcançar os 270 votos, vence as eleições para a Casa Branca.
No entanto, ambas as candidaturas ainda podem aspirar à vitória.
Dos Estados que falta declarar vencedor, o Nevada tem votado nos democratas (embora Biden esteja aqui a perder terreno nas últimas horas) e o Alasca costuma assumir uma tendência republicana. Muito intensas estão igualmente as votações no Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia. Nestes oito estados, estarão em disputa 87 votos que serão apurados nas próximas horas (ou dias!).
Talvez amanhã ou até mesmo na sexta-feira já se deva saber quem é oficialmente o Presidente dos EUA, embora Trump admita impugnar o acto eleitoral, alegando a eventualidade de existir uma fraude em curso.
Imagem de Destaque: Alabama Daily News