Em dia de Artistas da Cidade, homenagem a José Reis foi ponto alto
27 de Junho, 2023Nesta passada segunda-feira, como é já tradição nas edições do Arraial da Barrinha, tivemos um dia reservado aos artistas da cidade. Nomes como Alberto Silva, António Costa e Marlene Reis (filha de José Reis) actuaram diante de um público que acarinhou bastante estes artistas esmorizenses.
O ponto alto foi, sem dúvida, a homenagem prestada a José Reis, ícone da música esmorizense e regional que, neste ano, faleceu inesperadamente.
Alberto Silva enalteceu a presença de uma plateia considerável e relembrou que, durante a sua actuação, dedicou uma canção ao José Reis, e que este deixou uma semente na cultura esmorizense. Reconhece que José Reis o ajudou muito ao nível de conselhos e ajudas.
António Costa, conhecido pela alcunha de “Borrachinho”, enaltece que José Reis foi como um padrinho para ele. Sente que naquela noite José Reis fez falta, mas que pelo menos, a sua música irá perdurar nos tempos vindouros. Relembrou que deve apostar-se na prata da casa, não esquecendo também outros nomes como Lean Cruz ou Bruno Cordeiro.
Marlene Reis, filha de José Reis, foi a surpresa agradável com um concerto interessante e com uma voz cativante. A jovem cantora assume que cumpriu o desejo de pai e que é uma honra relembrar a memória dele. Realça a ideia de que deveria também dar-se novas oportunidades a novos talentos musicais que existem em Esmoriz. Na sua última actuação, cantou o “Hino de Esmoriz”, o grande tema de José Reis, momento que emocionou a plateia presente.
Em termos de adesão ao Arraial da Barrinha, podemos dizer que houve alguma moderação no âmbito da adesão aos palheirinhos, até porque era início de semana. Todavia, houve outro ponto alto – com o Sporting Clube de Esmoriz a comemorar os 91 anos (com direito a bolo de aniversário) na sua própria barraquinha (veja-se peça ao lado).
Créditos das Fotos: Página do Arraial da Barrinha/Dominix