Emanuel e Lean Cruz foram os nomes sonantes das Festas do Mar de Cortegaça

8 de Setembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Entre os dias 2 e 5 de Setembro, decorreram as Festividades em honra de Nossa Senhora da Nazaré, na Praia de Cortegaça. Ao longo de quatro dias, a Comissão de Festas do Mar de Cortegaça e a Junta de Freguesia de Cortegaça organizaram uma programação ambiciosa que incluiu a participação de alguns vultos sonantes da música nacional e a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora da Nazaré. O profano e o religioso estiveram de mãos dadas, sendo a receita de sucesso para qualquer festa do mar.

No dia 3 de Setembro, num sábado à noite, o conceituado cantor Emanuel, considerado um dos ícones da música popular portuguesa, trouxe consigo as suas melodias mais conhecidas, nomeadamente “Baby, és uma Bomba”, “O Ritmo do Amor”, “Rapaziada vamos dançar”, “Vem esta Noite”, etc. O cunho romântico do artista veio ao de cima, entusiasmando a plateia que, na ordem dos milhares, lotou a Avenida da Senhora da Nazaré, na Praia de Cortegaça. O público interagiu de forma intensa com o músico, dançando e vibrando com a sua actuação.

No dia 5 de Setembro, numa segunda-feira (dia de encerramento das festividades), seria a vez do músico esmorizense Lean Cruz, uma estrela em ascensão no mundo da música nacional, partilhar também os seus melhores de temas de amor e nostalgia. E uma vez mais, a multidão de espectadores esteve ao rubro, entusiasmando-se com a qualidade das músicas e a energia em palco do artista. Foi mais uma noite em que o músico nos convidou a celebrar o melhor da vida.

Além de Emanuel e Lean Cruz, destaque ainda para a participação dos seguintes grupos que também trouxeram alguma música alternativa, a saber: Novasom Band, Remember e Banda Magma.

Todavia, não nos podemos esquecer que as Festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré foram igualmente marcadas pela majestosa procissão em honra daquela padroeira que percorreram as ruas da vila de Cortegaça, durante a manhã e a tarde do dia 4 de Setembro (domingo). Uma vez mais, vários cidadãos concentraram-se nos passeios das ruas e das avenidas para prestarem a sua devoção aos sucessivos andores (25 ao todo!) que atravessaram os locais mais icónicos daquela terra. Na procissão, a animação musical foi garantida pela Sociedade Musical Boa União e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. É ainda de enaltecer o facto de a Capela de Nossa Senhora da Nazaré ter acolhido diversos arranjos florais que embelezaram a chegada dos andores encimados com as imagens dos santos e das figuras sagradas.

Licínia Silva, Presidente da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora de Nazaré, recordou que a preparação suscitou vários meses de trabalho, mas que o resultado final foi gratificante. Admite mesmo que ficou de “coração cheio” ao ver a procissão a partir desde a zona do Souto até à Praia de Cortegaça, frisando que as pessoas de cada lugar da vila trataram do seu próprio andor e angariaram igualmente apoios para que esta festividade fosse um sucesso.

Manuel Dias da Silva, pároco de Cortegaça, enalteceu a harmonia e a ordem com que decorreu a procissão, realçando a fé inerente a este momento. Elogiou o espírito de sacrifício das pessoas que organizaram e acompanharam a concretização do cortejo religioso. Referiu que a imagem do andor da Nossa Senhora da Nazaré era da capela antiga, atestando a antiguidade desta figura sagrada que é motivo de uma enorme devoção pelos cortegacenses. O referido padre assegurou ainda a eucaristia matinal e a bênção ao mar, momentos testemunhados por vários crentes.

No derradeiro dia, houve ainda lançamento de muito fogo de artifício, episódio que assinalou o encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré.

A Rádio Voz de Esmoriz acompanhou as incidências da festividade através da equipa de reportagem liderada por José Carlos Macedo e constituída por José Carlos Reis, Eduardo Carvalho e António Santos.


Créditos da Imagem: Página Oficial de Emanuel nas redes sociais