Encontro de Janeiras animou o ambiente em Esmoriz

12 de Janeiro, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

O Cantar das Janeiras é uma tradição popular portuguesa que ocorre no início de Janeiro, especialmente no Dia de Reis (6 de janeiro). Grupos de pessoas, muitas vezes organizados em ranchos folclóricos, coros ou grupos de amigos, percorrem as ruas e visitam casas, cantando músicas festivas para celebrar o Ano Novo e o nascimento de Jesus Cristo.

As canções geralmente incluem votos de prosperidade e felicidades para o novo ano. Em retribuição, os cidadãos costumam oferecer a estes grupos pequenas dádivas, como alimentos, doces ou dinheiro.

Neste passado sábado à noite, decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, o Encontro de Janeiras de 2025, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz, iniciativa que contou ainda em palco com as actuações do Grupo Os Malmequeres de Lourosa e do Grupo Etnográfico de Terras de Cambra (Macieira de Cambra). A apresentação esteve a cargo de Joana Onofre, presidente da associação anfitriã que, desde os tempos de liderança de Lino Osvaldo, costumava ter o hábito de organizar todos os anos esta iniciativa bonita do encontro de janeiras na cidade de Esmoriz.

Todos os grupos devidamente trajados com as vestimentas típicas das suas regiões, cantaram os dizeres dos seus antepassados e recordaram assim as suas tradições. No final, todos os grupos se juntaram em palco para uma derradeira melodia. Reinou assim a camaradagem, o convívio e a boa disposição, numa noite que foi um verdadeiro hino à identidade cultural portuguesa.

O evento mereceu a reportagem especial da rádio Voz de Esmoriz, através do programa de folclore “Adufe e Concertina”, onde foram recolhidas as reacções dos protagonistas daquela noite bem como de pessoas do público.


Não perca mais detalhes na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz