Escuteiros de Esmoriz promovem Acarapau 2023

20 de Julho, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Actividade de Escuteiros de intervenção e sensibilização ambiental (21, 22 e 23 de Julho de 2023)

Pretende-se realizar uma actividade escutista, envolvendo os agrupamentos do Concelho de Ovar, que intervenha no sistema dunar da praia de Esmoriz.

Objectivos:

  • Sensibilizar os jovens escuteiros participantes para a importância do sistema dunar e sua preservação
  • Sensibilizar a população em geral, Locais e veraneantes, para a importância do sistema dunar e da limpeza da praia.
  • Envolver as escolas locais no projecto com a realização de um concurso de cartazes alusivos à temática.
  • Formação e sensibilização dada aos jovens por técnicos da CM Ovar e por Academicos da Universidade de Aveiro.
  • Construção e colocação pelos jovens de paliçadas de protecção dunar.
  • Dar a conhecer a nossa barinha através de praticas aquáticas.
  • Plantação de árvores autóctones na barrinha para protegerem os passadiços, aumentarem o coberto vegetal, aumentar o sombreamento e claramente proporcionarem uma melhor envolvência ambiental.
  • Proporcionar aos jovens participantes a possibilidade de concorrerem à insígnia mundial de Ambiente


Acção de Limpeza da praia

1.Localização

Pretendemos que a actividade se realize em Esmoriz, sendo o  campo  base o terreno da árvore perto do pinhal da aberta e do EGC. Isto caso a Junta de Freguesia nos empreste o campo, e o EGC nos apoio cedendo os balneários para os participantes tomarem banho e higiene pessoal. Pretendiamos ter em campo um WC amovibel(de obras) para as necessidades básicas.

A localização no campo da árvore dará uma notória visibilidade à actividade e a necessária proximidade da praia onde decorrerão as actividades.

2.Paliçadas na praia de Esmoriz

Com o apoio técnico dos técnicos da CM Ovar, pretendemos construir e colocar paliçadas que protejam o cordão dunar do pisoteio dos veraneantes, protegendo assim a sua formação , fauna e flora. É notória a importância desta habitat, pois á mais uma protecção ao avanço do mar. Por um valor acessível , a autarquia consegue colocar paliçadas e sensibilizar a população e os jovens participantes.

3.Supervisão

Todas as acções na praia e Barrinha terão a supervisão e orientação dos técnicos ambientais da CM Ovar. Seja a colocação das paliçadas, seja a plantação de árvores na barrinha, como o Amieiro.

4. Actividades aquáticas

Pretende-se dar a conhecer aos jovens os potenciais desportivos da nossa barrinha e praia de Esmoriz

Conclusão:

Pretendemos realizar uma actividade semelhante à realizada há 20 anos atrás, o RoverWay2003. Actividade que trouxe grande projecção e envolvência à causa ambiental e ao escutismo e suas iniciativas. Também será uma actividade que reforçara a importância do escutismo, no ano em que o agrupamento de escuteiros de Esmoriz celebra 35 anos. Com esta actividade pretende-se envolver os agrupamentos numa causa coum ambiental, de protecção da orla costeira, que é bem conhecida por todas as freguesias onde existem agrupamentos no Concelho de Ovar.