Esmoriz: 28 anos de crescimento e os desafios do futuro, numa cerimónia com direito a distinções meritórias

4 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O dia acordava bem cedo em Esmoriz. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz começaria por trazer animação e vida às ruas da cidade, chegando triunfalmente à Junta de Freguesia de Esmoriz, onde neste domingo se desenrolariam as celebrações oficiais do 28º aniversário da elevação de Esmoriz a cidade e dos 31 anos de geminação com a ville de Draveil.


A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz animou as ruas da cidade de Esmoriz.


Guarda de Honra feita ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro. Destaque para a presença do novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz – Jacinto Reis.

Por volta das 10:00, decorreria o hastear das bandeiras na entrada do edifício, momento que contou com a participação de Pedro Braga da Cruz (Presidente da Assembleia Municipal de Ovar), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar) e Richard Privat (maire de Draveil). Ao redor, largas dezenas de cidadãos assistiram a estas iniciativas.

As bandeiras de Portugal, do município de Ovar, da cidade de Esmoriz e da ville de Draveil seriam hasteadas.

Às 10:30, principiaria a sessão solene que teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, a qual foi marcada por vários momentos. É de enaltecer o facto de a lotação ter sido bem preenchida, respeitando-se a distância mínima de segurança entre as cadeiras da assistência. A iniciativa foi conduzida meritoriamente pelos apresentadores Emanuel Bandeira e Sandra Fernandes.

A abertura da sessão solene começou uma vez mais com a Orquestra dos Bandolins de Esmoriz que, de forma sublime e categórica, interpretou alguns temas, nomeadamente os Hinos de Portugal, de França (como forma de recepção à delegação de Draveil) e da União Europeia.

Um minuto de silêncio seria entretanto prestado em memória de Nelly David (falecida em 2020), talvez a figura mais incontornável do lado francês da geminação e que, rendida também à nossa cidade (que várias vezes visitou), muito trabalhou para que a parceria entre Draveil e Esmoriz tivesse sido um sucesso até hoje. Uma salva de palmas ecoou pela plateia, findo o minuto de memória.


A Orquestra dos Bandolins de Esmoriz tocou os hinos de uma forma magistral.


Os Discursos da Cerimónia: a geminação de sucesso, a obra já feita em Esmoriz e os projectos futuros

Seguiram-se depois os tradicionais discursos dos protagonistas políticos da cidade de Esmoriz e do concelho de Ovar.

Carla Mesquita, Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz, afirmou que foi uma honra integrar, de novo, esta cerimónia e que hoje é o dia de reforçarmos os nossos valores e de que todos os esmorizenses se devem orgulhar daquilo que construíram ao longo dos tempos. Salienta que o mérito é de toda a povoação e da sua capacidade em ultrapassar as sucessivas adversidades. Prestou o seu reconhecimento às colectividades pela sua pujança nesta conjuntura e agradeceu a todos que fazem voluntariado em prol do superior interesse da terra, sem esperar nada em troca. Recordou também os 31 anos de geminação com Draveil, designando, de forma metaforizada, que se trata de um “casamento de sucesso” em que o diálogo e o desenvolvimento recíproco beneficiaram ambas as comunidades. Agradeceu também a todos os deputados que fizeram parte da Assembleia de Freguesia neste último mandato, realçando que todos tiveram direito a exprimir as suas ideias e valorizou, em simultâneo, as transmissões online das sessões de forma a chegar a um maior número de pessoas, em condições de qualidade e segurança (sobretudo devido à ameaça do contágio pandémico).

Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, começou por saudar a delegação de Draveil, e o facto de a geminação entre Esmoriz e esta comunidade francesa se manter no bom caminho, encontrando-se de mãos dadas com o desenvolvimento e a amizade, independentemente das distâncias físicas e culturais. O responsável máximo pela assembleia municipal recordou que a pandemia veio trazer muitos problemas à sociedade, provocando uma “descontinuidade na vida de todos”, mas uma vez mais, enalteceu a coragem e a resiliência do povo vareiro e acredita que as tempestades e as tribulações voltarão a ser vencidas. Pedro Braga da Cruz elogiou ainda António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz em final de mandato, pela obra e pelo empenho que dedicou ao longo dos últimos oito anos. Por fim, sublinhou os êxitos desportivos do Esmoriz Ginásio Clube e outros feitos individuais.

Richard Privat, Maire da ville de Draveil (ou Presidente da Autarquia desta comunidade francesa), relembrou o empenho de Nelly David no processo de geminação com Esmoriz, parceria que hoje ainda está bem viva através dos intercâmbios educacionais, culturais, económicos, sociais e recreativos. Referiu que várias delegações de Esmoriz têm visitado Draveil por altura do Carnaval ou das festas da ville, trazendo consigo produtos portugueses e as suas vestes e costumes tradicionais. Richard Privat reforçou ainda a ideia de que as geminações tornaram-se mecanismos de amizade e solidariedade entre as terras. Confidenciou igualmente que trouxe consigo duas pessoas que ficarão a conhecer, pela primeira vez, a cidade de Esmoriz, tendo demonstrado particular interesse pelas tradições da Arte Xávega, da Tanoaria e da Cordoaria.

António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, proferiu o discurso mais longo. Agradeceu à Orquestra dos Bandolins de Esmoriz e ao Grupo Coral de Esmoriz pelos concertos proporcionados nas mencionadas celebrações. Também prestou o reconhecimento a Nelly David e a outras personalidades do lado francês no processo da geminação, mas não esqueceu igualmente os promotores do lado português: Alfredo Rodrigues, Virgílio e Aida Vasconcelos, Lúcia Bandeira, entre outros. Em termos de evolução da cidade, António Bebiano começou por reiterar que todos os autarcas esmorizenses do passado contribuíram para o crescimento de Esmoriz. Relativamente ao seu exercício que se iniciou em 2013, António Bebiano recordou o desenvolvimento vislumbrado desde então que seria consolidado pelas seguintes obras ou investimentos: crescimento cultural da povoação (com o surgimento de novos festivais), a recuperação do Arraial da Barrinha, a implementação da Universidade Sénior de Esmoriz (conta hoje com 80 alunos inscritos), a recriação das namoradeiras (bastante fotografadas nas redes sociais), a valorização da Praia Velha e de toda a frente de mar da cidade, a recuperação parcial da Barrinha de Esmoriz (com a introdução de passadiços), o surgimento do Conjunto Habitacional Boa Esperança, a reabilitação da rede viária (nomeadamente dos lugares de Gondesende e Campo Grande), a requalificação da Praça dos Combatentes do Ultramar e do mercado, o aumento dos apoios às colectividades locais, a refundação da Comissão Social de Freguesia de Esmoriz, a criação de Gabinetes de Apoio Psicossocial e de Inserção Profissional, a realização de Encontros de Urbanismo e de temáticas Psicossociais, etc. Por outro lado, António Bebiano frisou que Esmoriz foi a freguesia que mais cresceu em termos demográficos nos últimos anos e relembra que, em 2013, a junta local geria um orçamento de cerca de 300 mil euros, e que em 2021, tem à sua disposição um orçamento de 750 mil euros, justificando que o aumento da verba de orçamento só seria possível através da valorização e potenciamento da cidade. Reconheceu ainda o papel determinante de António Sá, tesoureiro e seu braço-direito, na missão de manter o equilíbrio financeiro, sobretudo neste último mandato conturbado devido ao impacto da pandemia.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, cumprimentou todas as entidades presentes, tendo feito um elogio particular a Jacinto Reis, novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, acreditando que desempenhará com qualidade a nova missão que lhe foi incumbida. Também desejou uma boa estadia à delegação de Draveil, esperando que esta usufrua da hospitalidade que as gentes de Esmoriz costumam oferecer. No que concerne ao desenvolvimento de Esmoriz, reiterou que a evolução positiva dos últimos tempos só foi possível graças ao diálogo entre a cidade e a sede de município – Ovar, e que não adiantam de nada as rivalidades que outrora existiam – visto que só a união e a coesão territorial permitem o crescimento desejado. Reforça a ideia de que a cidade de Esmoriz tem mais população que a cidade de Espinho, e assegura que há já projectos pensados para o futuro da cidade, nomeadamente um novo concurso público para completar a despoluição da Barrinha (deverá ser oficializado muito em breve pela Pólis Ria), investimentos no conjunto habitacional da cidade, na criação de uma nova interface para a frente de mar de Esmoriz e de um novo desenho para as Praças das Companhas e da Barrinha. Confidenciou ainda a sua emoção por estar nesta cerimónia, atendendo às suas origens esmorizenses.

Após os discursos, os protagonistas políticos trocaram algumas lembranças alusivas às terras que representavam.

Os representantes políticos avaliaram o estado actual de Esmoriz, recordaram o que já foi feito e tentaram perspectivar o futuro.


Distinções de Mérito

A sessão solene foi também pródiga em distinções. A Medalha de Ouro/Mérito da Cidade foi entregue ao Gabinete de Crise, representado ao mais alto nível pelo Coronel José Nogueira da Base Aérea de Maceda que, na sua intervenção, frisou o espírito de união e sacrifício dos principais responsáveis da estrutura nos momentos mais críticos desta conjuntura pandémica. Salientou inclusivamente que todos despiram a camisola política e demais diferenças, e congregaram esforços, durante todos os dias da semana, e que só assim puderam agilizar a capacidade de resposta quando o surto pandémico assolava o concelho de Ovar, evitando que a pandemia tivesse levado consigo muitas mais vidas humanas. Chegou a salientar que as autoridades de saúde temiam que, no dia 17 de Março de 2020, o concelho de Ovar tivesse mais de mil mortes e cerca de 40 mil infectados, num prazo de apenas um mês, e que, por isso, tiveram de tomar medidas drásticas (mas necessárias) de forma a evitar o pior. E que apesar da impopularidade de algumas decisões tomadas, a verdade é que a pandemia acabaria por ser controlada, na medida do possível.

Foram também atribuídos diplomas de reconhecimento e louvores a Artur Jorge Ferreira (anterior comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e que, na qualidade de vice-coordenador do Gabinete de Crise, foi imprescindível e incansável no combate à pandemia), ao Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (pelo seu papel inexcedível na contenção da pandemia), ao Esmoriz Ginásio Clube (3 louvores pelos seus títulos nacionais conquistados nesta temporada), a Alexis Silva (que tem acumulado campeonatos regionais de canoagem e outras classificações de topo, é a quarta vez que tem sido distinguido nestas cerimónias) e a Rodrigo Patrício (sagrou-se recentemente campeão nacional de Verão de natação adaptada).

O Gabinete de Crise, representado pelo Coronel José Nogueira da Força Aérea (Maceda), recebeu a Medalha de Mérito da Cidade, devido ao papel da estrutura no combate à pandemia. A medalha de mérito é assim atribuída a uma entidade que foi decisiva e ajudou a salvar vidas humanas.

O anterior comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz Artur Jorge Ferreira recebeu o louvor por ter estado na linha da frente no combate à pandemia.

O Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, aqui representado pelo Chefe Vítor Oliveira, ajudou a salvar várias vidas humanas nos últimos anos, enfrentando com coragem a pandemia.

O Esmoriz Ginásio Clube recebeu três louvores pelos títulos nacionais da temporada e o respectivo protocolo. António Guilherme Costa, Presidente do clube, mostrou-se muito satisfeito pela caminhada desportiva.

Alexis Silva recebeu mais um louvor, continuando a somar títulos na Canoagem. É cada vez mais, um atleta completo e com um futuro bastante promissor na modalidade.

Rodrigo Patrício brilhou nos Campeonatos de Natação Adaptada. Agradeceu o apoio dos seus pais, da treinadora e dos seus amigos no êxito desportivo que alcançou recentemente.




Houve ainda tempo para a habitual entrega dos diversos protocolos destinados às associações da cidade de Esmoriz. Por exemplo, Adérito Carlos Ferreira, Presidente da Assembleia da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, recebeu o referido diploma. O mesmo aconteceu com mais de 20/25 associações que se fizeram representar.

A cerimónia encerraria com um belo concerto do Grupo Coral de Esmoriz protagonizado pelas Professoras Rita Tavares (canto) e Andreia Costa (piano) que interpretaram, de forma majestosa, os seguintes temas: “Quero voltar para os braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa e “Can you feel the love tonight” de Elton John.


As professoras do Grupo Coral de Esmoriz, Rita Tavares e Andreia Costa, estiveram a grande nível no encerramento da cerimónia solene.

Da parte da tarde, decorreria ainda um concerto da Orquestra dos Bandolins de Esmoriz na Igreja de Gondesende.

A actuação da Orquestra dos Bandolins na Igreja de Gondesende. (Foto: Adérito Ferreira)