Esmoriz Ginásio Clube cai para a II Divisão Nacional
2 de Março, 2024A derrota por 3-0 (parciais de 25-23; 25-19; 28-26) no reduto do último classificado da Série A2, o CV Oeiras, fez com que o Esmoriz Ginásio Clube terminasse com a penalização dramática da descida. A época principiou com a saída de jogadores nucleares (José Pedro Andrade, José Pinto, Roberto Reis, Gonçalo Sousa e Bruno Dias) e as contratações para o defeso não tiveram o efeito desejado (até foram conhecidos o caso do reforço Elsayed da selecção olímpica egípcia ou do possante congolês Bashiya que acabaram por não ser opções).
Como um azar nunca vem só, o Esmoriz Ginásio Clube não conseguiu sequer contar com Rafael Santos, um dos melhores da época de 2022/2023, devido a lesão, durante grande parte da temporada.
O resultado de hoje é o culminar de uma época em que nada correu bem aos esmorizenses. Ainda por cima, o Esmoriz Ginásio Clube teve o azar de apanhar uma época de transição em que descem 3 equipas, atendendo que na próxima temporada da Liga Una Seguros haverá uma redução do número de equipas de 14 para 12.
Recorde-se que, nos anos anteriores, só descia 1 directamente, e o penúltimo jogaria o playoff com o 2º classificado da II Divisão), cenário que se mantivesse, ainda garantia hipóteses consideráveis de manutenção. No entanto, a descida directa de três equipas foi fatal para os objectivos do clube.
O Esmoriz Ginásio Clube tem ainda mais dois jogos da Série A2 para realizar – GC Santo Tirso (casa) e Associação Académica São Mamede (fora), mas apenas servirão para cumprir calendário, ou quando muito ficar no antepenúltimo lugar (isto é, subir uma posição – que dá, na mesma, a descida).
Na próxima temporada, o Esmoriz Ginásio Clube terá que atacar o título da II Divisão Nacional para que possa voltar a subir. No entanto, é provável que haja uma reformulação do plantel.