Esmoriz Ginásio Clube promoveu Semana Aberta do Minivoleibol

27 de Setembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

O Esmoriz Ginásio Clube promoveu uma Semana Aberta do Minivoleibol, entre os dias 19 e 24 de Setembro. Iniciados os treinos para a época 2022-2023, o clube abriu a porta do seu pavilhão às crianças e adolescentes entre os 5 e os 12 anos que queriam iniciar-se na prática da modalidade, ao lado daqueles que já vestem as cores deste histórico do voleibol nacional.

Dentro deste contexto, o desafio foi lançado aos minis A e B masculinos e femininos. A adesão por parte das crianças foi considerável.

António Guilherme Costa, Presidente do EGC, em declarações à Voz de Esmoriz, destaca a importância desta iniciativa que diz ser fundamental para a captação de novos atletas até aos 12 anos. O responsável máximo pela instituição admitiu que houve uma afluência bastante positiva com um aumento significativo do número de atletas. O presidente do Esmoriz Ginásio Clube quer consolidar o bom trabalho dos últimos anos, ao nível dos escalões de formação. Realça que o voleibol é uma escola de vida, não só no plano desportivo, como na formação dos valores humanos, argumentando que a modalidade é dos desportos mais completos.

Bruno Lima, treinador dos séniores masculinos do EGC, reconhece que o minivólei é uma base e insiste na formação como um ponto nevrálgico, recordando que alguns atletas dos séniores vieram das camadas jovens do clube. Admite que nos seniores há uma dimensão mais competitiva, embora o essencial nas camadas jovens passe por assimilar fundamentos técnicos, princípios éticos e saber estar como atleta e pessoa, isto é, construir as bases para o futuro enquanto jogador e ser humano.

A Voz de Esmoriz esteve ainda em contacto com José Dias e Maria João Monteiro, de forma a abordar o mesmo assunto do projecto de formação contínua que atesta a responsabilidade e capacidade do clube em providenciar os alicerces do crescimento individual que deverá repercutir-se, sempre, no sucesso colectivo.