“Esmoriz tem o melhor de dois mundos” – Miss Sheila

28 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Sheila Marina da Silva Lopes é natural da África do Sul, mas reside em Esmoriz. Conhecida com a alcunha de “Miss Sheila”, a artista é já um nome conceituado no mundo dos dj’s. Já actuou em vários eventos de música electrónica a nível nacional e mundial, nomeadamente no já célebre “Sound Waves” que costuma realizar-se em Esmoriz.

1-Olá Miss Sheila. Começou na arte do Djing no antigo Malibu Bar sem que fosse expectável, deu início a uma carreira musical bastante sólida no panorama local e mais tarde à escala mundial. Esmoriz marca um capítulo decisivo da sua carreira?

R: Olá! Sim, sem dúvida. Comecei por amor à música electrónica no Malibu Bar (do qual era proprietária com o meu irmão Carlos Lopes). Na altura era um grande ponto de encontro de todos os amantes deste género, surgiu tudo muito naturalmente em paralelo com o amor que tenho pela música como referi.

2- Antes de falarmos um pouco mais da sua vocação, o que aprecia mais na nossa cidade? Como é que Esmoriz a inspirou ao longo da sua vida?

R: Sempre adorei a praia e o mar, mas também sou uma apaixonada por locais mais tranquilos com bastantes árvores. Esmoriz tem o melhor dos dois mundos, desde a praia, passando pelos passadiços até ao Parque ambiental do Buçaquinho.

3- É na vertente da música electrónica que tem evidenciado as suas qualidades, misturando os mais diversos sons e batidas. Já participou em festivais nacionais e internacionais? Como decorreram tais experiências?

R: Sou sem dúvida muito grata por tudo o que tenho vivido. Tenho inúmeras experiências que jamais vou esquecer. O facto de ter contacto com diferentes culturas contribuiu bastante para o que hoje sou, a nível pessoal e profissional.

4- Já teve a oportunidade de dialogar com nomes sonantes da sua vertente musical? E o que mais reteve desse intercâmbio de ideias?

R: É sempre bom trocar ideias com colegas de profissão, analisar diferentes pontos de vista e compreender diferentes perspectivas contribui para um maior conhecimento de causa.

5- Na sua opinião, o Techno tem vindo a conquistar mais seguidores em Portugal? Ou ainda é um estilo ainda apenas compreendido por uma pequena parte da população?

R: Comparativamente com a década de 90 a música electrónica em geral e o Techno em particular evoluíram bastante. Neste momento, existe um grande “boom” e muitos apreciadores deste género, é um facto.

6-Da sua discografia fazem parte Sheila´s Temptation (primeiro tema lançado no mercado em 2001, co-produzido com norte-americano Joesky), seguindo-se inúmeros lançamentos em editoras como a Kaos, Magna (Portugal), Fresh Form e Datagroove (Espanha), Fatal (Holanda), Nanowave (Japão), Tango (EUA), Hypno (Reino Unido), Klaphouse, Gain, Moderate, Earthemia and Natura Viva (Itália) e Eclipse Recordings (Bielorrússia). Está a preparar novos trabalhos para breve?

R: Sim, para além da arte do Djing a produção do musical sempre esteve muito presente, por isso o estúdio é onde passo a maioria do meu tempo. A quarentena contribuiu para que tivesse ainda mais tempo e daí vão surgir muitas novidades que tenho preparadas, muito em breve!

7- Os seus importantes trabalhos já chegaram inclusivamente a ser divulgados nas mais prestigiadas rádios nacionais, nomeadamente a Nova Era que aposta bastante na difusão da música electrónica. É uma prova clara do reconhecimento das qualidades do seu trabalho? Como se sente em relação a isso?

R: Quero acreditar que sim! Obviamente que me sinto muito grata. Relativamente à Rádio Nova Era, é com muito prazer que tenho lá o meu “Radio Show” semanal “Digital Waves”, todas as quintas-feiras pelas 23:59!

8– Já actuou em Esmoriz no SoundWaves e recentemente teve uma interessante performance num concerto online realizado a partir do Parque Ambiental do Buçaquinho. Quando é que voltaremos a ter o privilégio de ver a Miss Sheila a pôr música na sua terra de eleição?

R: Para além da próxima edição do SW que está agendada para 2 de Julho de 2022 pode ser que surja algo mais, mas para já nada em concreto. Adoro imenso actuar na minha querida cidade de Esmoriz.

Agradecemos, desde já, por ter dispensado tempo para responder a esta nossa entrevista.