Espanha venceu o Euro 2024 e torna-se a selecção com mais europeus conquistados

17 de Julho, 2024 Não Por A Voz de Esmoriz

A selecção espanhola fez uma prova memorável ou no limiar da perfeição no decurso do Euro 2024, vencendo grandes nações na caminhada até à final em Berlim. O conjunto liderado por Luis de La Fuente, que teve como grandes estrelas as coqueluches Lamine Yamal (extremo do Barcelona que acaba de fazer 17 anos de idade) e Nico Williams (ala do Atlético de Bilbau que está a ser cobiçado por tubarões europeus), venceu as equipas poderosas da Croácia, Itália (estas duas primeiras ainda na fase de grupos), Alemanha, França, e na final, a Inglaterra. Quase sempre, “La Roja” apresentou um futebol vistoso, primando pela qualidade do passe e criando sucessivamente chances de perigo.

A final teve lugar no passado domingo, dia 14 de Julho, no Estádio Olímpico de Berlim. A Espanha defrontava a Inglaterra. Apesar do ascendente ligeiro dos espanhóis, a verdade é que a selecção dos três leões ofereceu réplica até ao fim. A primeira parte não trouxe grandes oportunidades de golo, mas na segunda parte, tudo mudou e a partida tornou-se emocionante. Logo aos 47 minutos, Lamine Yamal, o menino prodígio (talvez terá sido o melhor jogador do torneio), apareceu na partida. Depois de fintar um adversário, a coqueluche assistiu Nico Williams e este completamente desmarcado, rematou com precisão para o fundo das redes de Jordan Pickford que nada podia fazer.

No entanto, a Inglaterra não se deu por vencida. Aos 73 minutos, o médio criativo do Real Madrid Jude Bellingham, com um ligeiro toque, ajeitou a bola para Cole Palmer, e fora de área, o jogador do Chelsea rematou colocado e a bola entrou mesmo junto ao poste esquerdo, uma execução perfeita que permitiu a igualdade para a equipa comandada por Gareth Southgate.

Mas o herói da final viria a ser Mikel Oyarzabal, avançado da Real Sociedad, que após um cruzamento de primeira de Marc Cucurella, surgiu, no limite do fora de jogo, no coração da área a desviar para o fundo das redes, aos 87 minutos, resolvendo a contenda para a Espanha que venceria a final do Europeu por 2-1. É certo que a Inglaterra quase que empatou o encontro nos descontos, mas Dani Olmo de cabeça impediu que a bola entrasse após um canto perigoso e uma confusão enorme na área.

Com este triunfo, a Selecção Espanhola passou a contabilizar 4 Europeus conquistados (1964, 2008, 2012 e 2024), ultrapassando a Alemanha que venceu 3 (1972, 1980 e 1996).

Créditos da Imagem: UEFA Euro 2024 (site – Jogada do Mes)