“Estas eleições para a Assembleia da República são, verdadeiramente, diferentes” – Marcelo Rebelo de Sousa

29 de Janeiro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, fez hoje um apelo ao voto para todos os cidadãos portugueses, frisando que este é o último passo a concretizar após uma maratona de entrevistas e uma pré-campanha que se enquadrou num contexto peculiar.

O Chefe de Estado salientou que “sendo as primeiras eleições parlamentares realizadas em pandemia e após rejeição, também pela primeira vez, de um Orçamento do Estado em democracia, nelas confirmámos o domínio de três temas: a própria pandemia e a saúde; a urgente melhoria das condições de vida, a próxima fórmula governativa, por cada qual preconizada”.

Marcelo Rebelo de Sousa rematou que as eleições legislativas de domingo são diferentes porque também confirmaram “uma audiência sem precedente nos numerosos e mobilizadores debates e entrevistas”, aproveitando para elogiar o civismo, a serenidade, o respeito pela diversidade e até a solidariedade (nalguns casos) que caracterizaram o ambiente de campanha e o comportamento do povo português.

Apelou ainda aos portugueses para que possam vir votar até porque recordou que, aquando das eleições presidenciais do início do ano anterior, ainda a vacinação estava longe de ser uma realidade e que os indicadores actuais, mesmo não sendo famosos, são pelo menos mais seguros. Referiu que votar é também uma maneira de dizermos que “estamos vivos e bem vivos”.

As urnas abrem, neste domingo, às 08:00 e fecham às 19:00 (entre as 18:00 e as 19:00, votarão os cidadãos que estejam em isolamento profilático devido à pandemia da COVID-19). Em Esmoriz, as urnas estarão concentradas habitualmente na Escola Básica de Gondesende, no Pavilhão do Patronato (Castanheiros) e na Escola Básica da Praia.

No Domingo à noite, após o encerramento das urnas e o apuramento das primeiras projecções nacionais, a rádio Voz de Esmoriz irá fazer a cobertura via FM e online do rescaldo das eleições legislativas, convidando representantes locais/regionais dos partidos que se apresentaram nas urnas a debater os resultados e o futuro da nação, nos mais diversos domínios.

Créditos da Imagem: Agência LUSA/TSF