Estátua em Bilbau alerta para a crise climática

2 de Outubro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Em Bilbau, foi colocada a escultura de uma rapariga a afogar-se no Rio Nervion. A autoria do projecto pertence ao artista hiper-realista mexicano Ruben Orozco que conta ainda com a parceria da Fundação BBK.

A obra é denominada de “Bihar” o que em basco quer dizer “amanhã”.

Com esta estátua, o artista pretendeu passar a mensagem de que esta poderá ser metaforicamente a realidade futura, caso a humanidade continue a apostar em modelos não-sustentáveis. As pessoas têm de estar conscientes e reconhecer que as suas próprias acções podem “afogar-nos ou manter-nos à deriva”. Os temas do aquecimento global e da poluição são assim reintroduzidos através desta iniciativa, recordando que o relógio e o tempo não jogam, neste momento, a favor da Humanidade.

Segundo o Jornal “Público”, a escultura foi levada de barco e colocada no rio durante a noite. Ao início, algumas pessoas ficaram assustadas com a expressão real e sinistra, e por outro lado, quase indiferente da “rapariga” esculpida que, na verdade, representa o futuro da espécie humana e de toda a biodiversidade.

Ruben Orozco já teve também outros trabalhos com mensagens sociais, nomeadamente há dois anos quando colocou uma figura de tamanho real de uma idosa no banco de um parque, o que fez a sociedade reflectir em torno do debate sobre o abandono de idosos.


Créditos de Imagem: Jornal Público, Reuters, Vincent West