“Este é um movimento independente” – Henrique Araújo
27 de Março, 2021Henrique Araújo esteve recentemente em entrevista à Rádio Voz de Esmoriz, de forma a falar um pouco do Movimento 2030. No seu entender, a iniciativa nasceu da disponibilidade de algumas pessoas em partilhar novas ideias e projectos para o município de Ovar.
Henrique acredita que existia até então uma lacuna no que concerne à participação dos cidadãos na vida do concelho (os quais tinham que se escudar na representação dos partidos que elegeram), e daí ter lançado um movimento de cidadania, o que resultou já na criação de 6 gabinetes de apelação de forma a preparar a década em curso (desde 2021 até 2030). Elenca que várias pessoas com as mais diversas vocações, experiências ou formações têm aderido ao projecto. Salienta que tem procurado integrar a juventude com o intuito de apresentar à sociedade um esboço geral de intervenções que podem vir a ser necessárias.
Henrique Araújo sublinha a ideia de que não se trata de um movimento dissidente, mas sim independente, e por isso, convida todos os cidadãos, independentemente da cor partidária, a aderirem e a partilharem as suas ideias que poderão trazer mais crescimento ao concelho.
Sente que existe um feedback positivo da sociedade através da sugestão de novas políticas e modelos de gestão.
O responsável máximo pelo Movimento 2030 confidenciou ainda que foram criadas duas novas rubricas que visam a Protecção da Costa do Furadouro (através de um levantamento da informação relativa ao assunto e procurar novos resultados no terreno) e uma atenção redobrada em torno da Rede Viária (necessidade de quantificar o número total de km no concelho de Ovar e de identificar casos que motivem intervenção imediata).