Euro 2020 – Itália vence a Batalha de Wembley e conquista o Europeu

11 de Julho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Chegou hoje ao seu término o Europeu de 2020. O Estádio de Wembley encheu-se de adeptos ingleses e italianos para aferir quem se tornaria campeão europeu. Nas meias-finais, a Inglaterra havia eliminado a Dinamarca por 2-1, enquanto que a Itália ultrapassaria a Espanha no desempate por grandes penalidades (4-2; após empate a 1-1 no tempo regulamentar). Esperava-se pois uma final intensa, entre duas equipas com um percurso meritório, embora não sendo encaradas como favoritas à conquista aquando do início da prova.

O jogo principiaria praticamente com o golo da Inglaterra. Aos 2 minutos, cruzamento de Trippier e Luke Shaw, lateral inglês, a rematar com sucesso, batendo Gianluigi Donnarumma. Os ingleses vibraram com o 1-0 e mantiveram o ascendente durante mais alguns minutos, contudo os italianos recuperaram gradualmente e através de algumas jogadas individuais, também começaram a criar algum perigo.

Se o equilíbrio se pautou na primeira parte, a verdade é que a Itália foi superior na segunda parte, assumindo mais a posse de bola e criando mais oportunidades. Os remates perigosos de Insigne e Chiesa constituíram os primeiros avisos, e finalmente, aos 67 minutos, na sequência de um canto cobrado por Berardi, Verratti cabeceia ao poste, e apesar da tentativa de defesa do guardião inglês Pickford, a bola ainda sobra Bonucci e o central italiano, na recarga, rematou para o fundo das redes. Estava assim feito o 1-1 e, diga-se, com inteira justiça. Perto do final da partida, Chiesa saiu lesionado, sendo que o extremo estava a ser, uma vez mais, um dos melhores em campo do lado italiano. O empate permaneceria até ao fim do tempo regulamentar.

No prolongamento, o jogo foi essencialmente partido e as oportunidades rondaram ambas as balizas, contudo nenhuma das equipas desbloquearia o rumo do jogo.

Chegaria entretanto o momento dramático das grandes penalidades. A Itália venceu aí por 3-2 no desempate. Donnaruma fez duas boas defesas (e houve ainda um jogador inglês que atirou ao poste), e a equipa de Roberto Mancini conquistou o título europeu. É a segunda vez que a Itália vence o Europeu, embora tenha ainda no seu palmarés quatro Mundiais.

Quanto à Inglaterra, e para desgosto do Príncipe William que assistia ao jogo com a sua família, continua a ter apenas um Mundial conquistado na sua história.

Mas o futebol é mesmo assim!


Créditos da Imagem: Página do Euro 2020 nas redes sociais