Exposição sobre “O Canto da Sereia” no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz

29 de Outubro, 2022 Não Por A Voz de Esmoriz

O Canto da Sereia foi uma das obras mais conhecidas do escritor Júlio Dinis. A narrativa centra-se na história de duas personagens: ti’ Cabaça, o velho pescador que conta a história fabulosa de uma sereia que, no tempo do seu bisavô, teria sido trazida, nas redes dos pescadores, até à praia do Furadouro, com o intuito de advertir os pescadores mais novos para os perigos que escondem estes seres fantásticos; e o jovem pescador Pedro do Ramires, inquieto, hipersensível, possuidor de instintos de poeta, que, tendo já ouvido o canto de uma sereia, sucumbe ao seu encanto.

Através do processo criativo da autoria de Pedro Podre, foi construída uma exposição que visa apresentar imagens que ilustram o enredo. O objectivo passa por descrever, através do desenho, capítulos marcantes daquela obra. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Ovar que decidiu, desde o ano anterior, assinalar os 150 anos do falecimento do escritor que foi um dos vultos literários do Romantismo em Portugal.

A título de curiosidade, Júlio Dinis chega a mencionar numa passagem dessa obra, a Barrinha de Esmoriz, descrevendo-a precisamente como esta se encontrava na época.

A exposição estará patente no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz entre os dias 28 de Outubro e 2 de Dezembro.