
Exposição sobre “O Canto da Sereia” no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz
29 de Outubro, 2022O Canto da Sereia foi uma das obras mais conhecidas do escritor Júlio Dinis. A narrativa centra-se na história de duas personagens: ti’ Cabaça, o velho pescador que conta a história fabulosa de uma sereia que, no tempo do seu bisavô, teria sido trazida, nas redes dos pescadores, até à praia do Furadouro, com o intuito de advertir os pescadores mais novos para os perigos que escondem estes seres fantásticos; e o jovem pescador Pedro do Ramires, inquieto, hipersensível, possuidor de instintos de poeta, que, tendo já ouvido o canto de uma sereia, sucumbe ao seu encanto.
Através do processo criativo da autoria de Pedro Podre, foi construída uma exposição que visa apresentar imagens que ilustram o enredo. O objectivo passa por descrever, através do desenho, capítulos marcantes daquela obra. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Ovar que decidiu, desde o ano anterior, assinalar os 150 anos do falecimento do escritor que foi um dos vultos literários do Romantismo em Portugal.
A título de curiosidade, Júlio Dinis chega a mencionar numa passagem dessa obra, a Barrinha de Esmoriz, descrevendo-a precisamente como esta se encontrava na época.
A exposição estará patente no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz entre os dias 28 de Outubro e 2 de Dezembro.