Fernando Almeida: “Autarquia deveria criar um Fundo de Apoio ao Comércio Local”
16 de Dezembro, 2020Fernando Almeida, deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Ovar, esteve presente na Rádio Voz de Esmoriz para abordar a realidade provocada pela actual conjuntura pandémica no concelho vareiro.
O autarca tem estado em contacto com vários comerciantes, e alega que há negócios a atravessar um cenário crítico com os seus proprietários a necessitarem da ajuda financeira de familiares ou até mesmo a chegarem ao ponto de cortar na alimentação diária. Outros estão já a acumular sucessivas rendas de aluguer em atraso, encontrando-se em cenário de endividamento.
O responsável centrista concorda com algumas medidas que foram tomadas pela autarquia de Ovar (como as isenções da taxa de esplanada ou da taxa da derrama), contudo afirma que estas directrizes, só por si, não são suficientes. Defende para esse efeito que a autarquia deve criar um “Fundo de Apoio ao Comércio Local”, de forma a evitar que mais casas possam fechar portas. O reforço do mecanismo de “Apoio de Emergência Social” é outra ideia que coloca em cima da mesa.
Considera que os gastos na iluminação natalícia em Ovar (130 mil euros) são excessivos e não entende porque é que a autarquia vai gastar 311 mil euros para financiar um Carnaval de 2021 que foi cancelado, quando a aposta na revitalização do comércio e da restauração deveria ser a prioridade do momento. Fernando Almeida alega que estas medidas são eleitoralistas por causa da proximidade das eleições autárquicas e que Esmoriz, tal como outras freguesias do concelho, não deveria ser esquecido ou preterido nas rubricas do Orçamento Municipal.
Fernando Almeida queixa-se que muitas propostas do seu grupo partidário não estão a ser devidamente atendidas pelo executivo municipal. Além de criticar a gestão da autarquia social-democrata em torno deste processo, também desafiou o PS Ovar a pressionar o Governo central com o intuito de exigir medidas especiais para o concelho de Ovar, relembrando que este território enfrentou dois períodos de Cerca Sanitária.
O dirigente centrista lamenta a falta de união dos partidos nas reivindicações a apresentar junto do Governo, visto que Ovar deveria ter acesso a um regime de excepção e que António Costa está a falhar nesse sentido.
Relativamente a Esmoriz, recorda que foi o CDS-PP que propôs a criação do Posto de Turismo na cidade e frisa a necessidade de requalificação imediata do Palacete dos Castanheiros.