Festa de Natal da Voz de Esmoriz fez lotar o auditório

23 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

A Terceira Edição da Festa de Natal da Voz de Esmoriz e o Terceiro Aniversário do Programa Pátio da Fama, organizados pela Rádio Voz de Esmoriz (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz) em parceria com Jorge Bandeira (locutor responsável pelo programa Pátio da Fama), voltou a traduzir-se em sucesso. O evento que teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, nesta passada sexta-feira à noite, contou com uma assistência de perto de 200 espectadores, o que atestou o reconhecimento da iniciativa natalícia que brindou o público com muita música, poesia e homenagens, além de uma vertente solidária.

A sala estava decorada com as imagens de pais natais (o São Nicolau estava representado por um boneco e ainda por um insuflável) e uma árvore de Natal (cedidos gentilmente pelo Grupo Coral de Esmoriz, aos quais agradecemos o gesto), além de um jogo de luzes que faziam conjugar, em palco, o verde e o vermelho, cores típicas da época natalícia. A logística do som, a cargo da Mastersom, também se pautou pela qualidade. No átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, estava ainda o sonante presépio construído pela Paróquia de Esmoriz e pelos pais dos alunos da catequese, o qual foi também contemplado pelos espectadores.

A apresentação da Festa de Natal da Voz de Esmoriz esteve a cargo de Eva Estrela, Jorge Bandeira e Joaquim Vivas.

A noite iria trazer uma verdadeira maratona musical para todos os gostos. Neste contexto, o primeiro grupo a subir ao palco foi o coro infantil da Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz que cantou temas tradicionais de Natal, de um jeito muito carinhoso e sensível, sob a batuta da maestrina Andreia Costa que fez um brilharete no piano. Depois da actuação que foi muito aplaudida pelo público, entrou em cena o “Pai Natal” da Rádio Voz de Esmoriz – não, desta vez, não era o célebre Nicolau das Bifanas (que durante muitos anos fez esse serviço notável em prol da nossa rádio), mas sim o locutor, naquele dia aniversariante, José Carlos Reis que encarnou esta personagem lendária e decidiu assim distribuir guloseimas pelas crianças que tinham cantado. Claro que o mítico Carlinhos, pseudónimo e filho imaginário de José Carlos Reis, também entrou em cena, pedindo atenção idêntica e fazendo queixas de seu pai.

Eva Estrela também se evidenciou durante o evento ao proporcionar três momentos diferentes de poesia, demonstrando a sua arte para a declamação emotiva e expressiva. Os versos estavam relacionados com a quadra natalícia, transmitindo uma mensagem de fraternidade e partilha, mas também de alerta para o mundo perigoso e egoísta em que vivemos.

Seguiu-se posteriormente a actuação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Esmoriz que, em parceria com a Orquestra Cromática de Santa Marinha, e sob a orientação do maestro Artur Ribeiro, esteve em grande plano, cantando músicas bem conhecidas de Natal e até de Reis. Foram brindados com enormes salvas de palmas porque a magia desta quadra veio ao de cima.

Depois seguiram-se as actuações interessantes de Matias Araújo (com música romântica; contou-nos que já tinha actuado na televisão, no Preço Certo da RTP) e de Alberto Silva (cantor querido da nossa terra que trouxe músicas que remetiam para a amizade humana).

Posteriormente, Pedro Henriques, Presidente da Direcção da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, deixou a sua mensagem de Natal, agradecendo à sua equipa (direcção), aos locutores e colaboradores da Rádio Voz de Esmoriz, aos patrocinadores e parceiros institucionais, frisando que foi um orgulho enorme ver “uma casa cheia” na terceira edição da Festa de Natal da Voz de Esmoriz. No âmbito das celebrações dos 70 anos da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz (1923-2023) o dirigente decidiu prestar homenagem a cada um dos 19 fundadores da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, pedindo uma salva de palmas do público à medida que cada um daqueles era citado. Seguiram-se as homenagens, em concreto, a Alexandre Castro Soares e a Orlando Santos, cujas biografias e obras foram relembradas. Foram atribuídos ainda os troféus Alexandre Castro Soares (destinado a homenagear antigos dirigentes que tiveram um impacto decisivo para o rumo meritório da instituição) e Orlando Santos (vocacionado para prestar tributo a locutores que estejam no activo e que tenham 10 ou mais anos de locução de qualidade reconhecida em prol da rádio Voz de Esmoriz).

A vitória na primeira edição do “Troféu Alexandre Castro Soares” recaiu sobre três dirigentes – Carlos Alves, Agostinho Fardilha e Manuel Monteiro – recordando o papel das suas direcções na recuperação e consolidação do prestígio da instituição desde 2013. Por sua vez, os vencedores do “Troféu Orlando Santos” foram os locutores José Carlos Reis e Joaquim Vivas que contam com décadas de locução ao serviço da Rádio Voz de Esmoriz.

Após tais homenagens, a Rusga de Nossa Senhora do Mar (Silvalde – Espinho) subiu posteriormente ao palco e fez desfilar a etnografia da comunidade piscatória do concelho de Espinho, representando, com os seus trajes, as varinas, os pescadores e a malta vareira, enaltecendo as suas tradições. Na verdade, este elenco numeroso trouxe muita animação e alegria a esta festa, tendo também já contado com actuações televisivas.

Na parte final do evento, a artista Vânia Carvalho partilhou um lado emocional e sensível do fado português, Jorge Bandeira cantou alguns dos seus êxitos (pedindo aos locutores presentes para que subissem também ao palco para dançarem), enquanto que Nino da Concertina, acompanhado de suas bailarinas, demonstrou ter potencial para alcançar sucesso na música de animação popular.

O evento terminaria pouco tempo depois. É de realçar ainda a segunda edição da Rádio Solidária que voltou a ter alguma adesão dos cidadãos que entregaram alguns sacos com doações de alimentos e brinquedos que serão agora reencaminhados para as Vicentinas de Esmoriz, as quais estiveram representadas pela sua representante máxima Rosa Carvalho, e que assegurarão a distribuição pelas famílias mais carenciadas da cidade de Esmoriz.

Seguiu-se no fim, um momento de convívio na Sala Oval da Junta de Freguesia de Esmoriz, onde se cantaram os parabéns à Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e ao programa Pátio da Fama. Dezenas de pessoas puderam saborear diversas bebidas (vinhos e sumos), sortidos, bolos, rissóis, etc.

Foi uma noite mágica de Natal, mas também um hino à imagem de marca da Voz de Esmoriz – rádio e jornal.



Pequena Galeria de Imagens (não é a oficial – essa será partilhada posteriormente na página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)