Festa do Mar de Cortegaça voltou a atrair multidões

3 de Setembro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A procissão em honra de Nossa Senhora da Nazaré foi, sem dúvida, o momento mais alto das festividades do Mar em Cortegaça. No passado domingo, a procissão composta por 26 andores desfilou pelas ruas da vila do surf, numa primeira fase, logo de manhã, desde o lugar do Souto até à Capela da Praia, e numa segunda fase, a meio da tarde, rumando pela zona da Praia de Cortegaça, culminando com a bênção ao mar por parte do Bispo Auxiliar do Porto D. Roberto Rosmaninho Mariz. Multidões assistiram a estes momentos de fé. Os andores transportavam imagens de diversos santos: Santa Eufémia, Santa Rita, Santa Luzia, Santo António, Santa Marinha, São José, Nossa Senhora da Nazaré, Vicente de Paulo, entre outros. Não nos podemos também de esquecer dos inúmeros figurantes que completavam a procissão bastante colorida.

Da parte da tarde, durante a bênção ao mar, o Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz, acompanhado do pároco de Cortegaça Manuel Silva, pediu a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré junto das comunidades piscatórias, relembrou ainda 5 elementos da GNR que pereceram na queda do helicóptero no rio Douro (rezando por eles) e recordou que todos devemos zelar pela casa comum, isto é, pela nossa sociedade e pela protecção do meio-ambiente. Agradeceu ainda a todas as forças vivas que contribuíram para a dinamização desta festividade.

Em termos de animação, houve concertos musicais nas festas do Mar, e dentro deste contexto, a banda Santa Maria, Lean Cruz, Belito Campos e Diapasão foram as principais cabeças de cartaz entre os dias 30 de Agosto e 2 de Setembro, denotando-se uma boa assistência junto ao palco em todos os espectáculos. O melhor da música portuguesa veio assim ao de cima.

Por fim, destacamos os divertimentos e os espaços destinados aos comes e bebes que se encontravam espalhados ao longo da Praia de Cortegaça.

A Comissão de Festas de Nossa Senhora de Nazaré faz assim um balanço muito positivo de mais uma edição.