Festival de Sopas atrai multidão até Maceda

16 de Outubro, 2022 Não Por A Voz de Esmoriz

Um número avolumado de cidadãos afluiu ao Mercado da Freguesia de Maceda, onde decorreu, neste passado sábado, a terceira edição do Festival de Sopas, uma organização que congregou os esforços de associações macedenses, do Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar e da própria Junta de Freguesia Local, além da parceria firmada com a Liga Portuguesa contra o Cancro, perfilando, acima de tudo, uma causa solidária (“Uma causa que nos liga” – foi o slogan alusivo à iniciativa), e incentivando também a comunidade a adoptar hábitos alimentares saudáveis.

Após pagarem uma taxa de inscrição de cinco euros, os participantes puderam degustar 10 sopas, incluindo as tradicionais da Ucrânia (caso da sopa Borscht composta por beterraba, couve, batata, tomate, carne e natas). Foram disponibilizadas ainda sopas de legumes, ervilhas, nabos, abóbora, à lavrador, alentejana, trigo-mourisco (sarraceno), caldo verde, canja de galinha, etc.

Em muitas das mesas que serviam as sopas, muitos voluntários assumiram que houve bastante procura dos cidadãos, e houve quem mencionasse que tinha servido cerca de 200 sopas. Também as sobremesas foram consumidas na totalidade, o que atesta uma elevada adesão a esta causa.

Houve ainda momentos naturais para o convívio, sem esquecer alguma animação musical que foi propiciada. Todos os participantes foram muito bem acolhidos, independentemente das suas freguesias de origem.

Miguel Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Maceda, reconheceu que a adesão foi muito positiva e que este evento abraçou uma missão solidária, contribuindo directamente para a Liga Portuguesa contra o Cancro que necessita dos meios necessários logísticos e financeiros para ajudar as pessoas que lutam contra esta doença terrível. Por outro lado, frisou que os voluntários confeccionaram as sopas com carinho, salientando que estavam deliciosas.

A Voz de Esmoriz acompanhou o evento através dos repórteres José Carlos Macedo e José Carlos Reis.