Festival Internacional de Marionetas de Ovar (2022) manteve o seu esplendor
13 de Junho, 2022O Festival Internacional de Marionetas de Ovar decorreu entre os dias 10 e 12 de Junho, tendo sido organizado pela União de Freguesias de Ovar. Inúmeras actividades e representações artísticas e teatrais percorreram as ruas e as artérias principais da cidade vareira.
A 21ª edição do FIMO esteve à altura das realizações anteriores, contando com a participação de 11 companhias estrangeiras (oriundas de países como Espanha, Brasil, Argentina, República Checa, Itália…), sem esquecer os grupos nacionais que também abrilhantaram o evento. Por outras palavras, o Festival reforçou o estatuto de evento de referência cultural, constituindo já um palco de lançamento de artistas e uma mega-organização que motiva a visita de cidadãos dos mais diversos cantos do país.
Um grande momento do Festival decorreu na passada sexta-feira, quando a companhia espanhola “LA FAM Teatre” apresentou “Aquiles”, o célebre herói da mitologia grega que inspirou o conceituado poeta grego Homero a compor a epopeia “Ilíada”. No decurso da conquista da cidade com recurso ao célebre “cavalo de Troia”, o bravo Aquiles que, se evidenciou nos confrontos bélicos, teve o azar de levar com uma flecha no calcanhar e daí ter sucumbido (nasceu então a partir deste pretexto o uso corrente da expressão “calcanhar de Aquiles”). Segundo o jornal digital Ovarnews, a Companhia Vareira apresentou uma coreografia especial para o episódio da flecha fatal que perfurou o tendão do herói, fazendo-o sucumbir num espectáculo de pirotecnia. Também os voluntários do FIMO participaram activamente durante o percurso da imponente figura de Aquiles pelo centro da cidade vareira.
Outros espectáculos percorreram vários sítios da cidade de Ovar, nomeadamente o Largo do Tribunal e de Neptuno, Jardim do Cáster, Parque Urbano, Parque da Senhora da Graça, entre outros espaços, e sempre recheados de público em redor, tanto miúdos como graúdos.
O Festival procurou chegar perto de novos públicos, sendo que cada iniciativa, baseada na fantasia das marionetas, apresentava o seu próprio enredo e difundia a sua mensagem social. Houve uma aposta clara ainda nas marionetas gigantes, de forma a cativar a atenção do público e potenciar a sua visibilidade. Foram disponibilizados ainda workshops lúdicos que permitiram às crianças construir ou recriar as suas próprias marionetas.
Bruno Oliveira, Presidente da União das Freguesias de Ovar, reconhece o sucesso da iniciativa e agradece a todos os voluntários que, ao longo destes anos, têm dado o melhor de si para que tudo corresse bem. Reforça a ideia que todos ganham com os “espectáculos de rua” e que, para quem vem de fora, pode contemplar ainda os azulejos das moradias vareiras e degustar o próprio pão-de-ló de Ovar, duas tradições basilares da urbe.
Refira-se ainda que o FIMO voltou a visitar o Instituto Português de Oncologia do Porto, sendo representado pelas companhias Kabaré Púpala, Historioscopio, La Pajajera e Marionetas Rui Sousa que trajaram as suas marionetas a rigor, tendo surpreendido e arrancado sorrisos àquelas crianças que, encontrando-se internadas, necessitam de afectos e de grande carinho.
Créditos da Imagem – FIMO 2022 – União das Freguesias de Ovar (Patrícia Martins e Nuno Oliveira)