FIMO 2021 cumpriu os seus desígnios

17 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Apesar da observância necessária das contingências actuais (nomeadamente a limitação das lotações) e do cancelamento de alguns espectáculos, a verdade é que o Festival Internacional de Marionetas de Ovar 2021, organizado pela União de Freguesias de Ovar, dignificou os seus pergaminhos e voltou a merecer o reconhecimento geral do público.

O programa de actuações culturais decorreria entre os dias 11 e 13 de Junho, desenrolando-se em vários espaços da cidade vareira: Largo do Tribunal, Jardim do Cáster, Praça da República, Parque Urbano, Escola de Artes e Ofícios e Centro de Arte de Ovar.

No certame, participaram 15 companhias oriundas de Portugal (7), França (2), Espanha (3), Polónia (1), Chile (1) e Venezuela (1), o que reflecte a dimensão já internacional desta iniciativa anual.

O objectivo do festival passou por proporcionar aos diversos públicos inúmeras perspectivas sobre a realidade, acrescentando originalidade e até alguns tons de diversão e lazer aos espectadores.

Relativamente aos galardões atribuídos no final do certame, “EDEN” de Theatre Jaleo venceu o Prémio do Público, enquanto que o Prémio do Júri foi entregue, em condições de igualdade, a duas peças: “M.A.R.” de Andrea Reboredo e “PRISE de TERRE” de Le Poisson Soluble.

Bruno Oliveira, Presidente da União de Freguesias de Ovar, enalteceu a importância das manifestações culturais no momento actual e também o papel que o certame desempenha na atracção de visitantes enquanto estímulo ao consumo no comércio tradicional e contributo para a diminuição da fragilidade económica da população face à situação pandémica actualmente testemunhada.

Créditos da Imagem: União de Freguesias de Ovar