Finlândia anuncia oficialmente vontade de adesão à NATO

12 de Maio, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, dirigiram um comunicado conjunto em que explicam a intenção clara de ingressarem na NATO, argumentando que o grande objectivo passa por reforçar a segurança do país perante uma eventual ameaça russa. Ainda assim, o o presidente da Finlândia diz que a adesão à Organização do Tratado do Atlântico-Norte não será “contra ninguém”, apesar das ameaças vindas de Moscovo para o agravamento da escalada de tensão.

O processo de adesão deverá ser rápido até porque praticamente é consensual em todos os quadrantes políticos daquele país nórdico. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, já veio a público saudar a intenção finlandesa, acreditando que aquele país será um importante parceiro estratégico para a defesa e a segurança da NATO e do Ocidente.

Entretanto, a Finlândia assinou um protocolo de cooperação militar com o Reino Unido.

Por sua vez, a Suécia, outro país nórdico que demonstrou a vontade de aderir à NATO, tem aparentemente o processo um pouco mais atrasado. De acordo com a CNN Portugal, o parlamento sueco está a realizar uma revisão da política de segurança, incluindo os prós e os contras da adesão à aliança, contudo é provável que a maioria esteja a favor da adesão à NATO, podendo ser essa vontade manifestada nos próximos dias ou semanas.

Entretanto, o conflito prossegue na Ucrânia, embora nos últimos dias, não tenham ocorrido avanços significativos das tropas russas que intensificam a pressão sobre a área industrial de Azovstal em Mariupol e que perderam algumas vilas ou aldeias na região de Kharkiv.


Créditos da Imagem: Lehtikuva/AFP/Reuters