Florgrade conquista Campeonato SABSEG e alcança Campeonato de Portugal

28 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Foi preciso esperar pela última jornada, mas está encontrado o vencedor do Campeonato SABSEG de 2022/23. O Florgrade foi até Águeda vencer por 3-1 com golos de Ricardo Barros, Roberto e Pedro Silva, e confirmou a liderança final, terminando a época com 57 pontos, mais 4 que o União de Lamas, segundo classificado da fase de elite (mas que espera ainda pelo desfecho do caso ocorrido no jogo realizado em Ovar, embora já não tenha qualquer impacto nas contas finais).

O Florgrade FC, equipa oriunda de Rio Meão, mas que alinha no Parque Desportivo do Buçaquinho, em Cortegaça, realizou uma temporada de alta qualidade. Em 32 jogos, se somarmos também a fase regular, o Florgrade venceu 24, empatou 5 e perdeu apenas 3 partidas. Apontou um total de 74 golos e sofreu 22 golos.

Na frente de ataque, jogadores como Ricardo Barros, Pedro Silva, Diogo Guerra e Koneh fizeram golos para todos os gostos. No meio campo, a experiência de Hélder Castro, Fábio Vieira e Tiago Jogo foram determinantes, sem esquecer a solidez defensiva que foi viabilizada por João António, Rui Raínho e Marco Sá (este último, guarda-redes).

A equipa orientada por André Ribeiro praticou um futebol atractivo ao longo da época, criando ocasiões sucessivas de golo, mas os corticeiros também amadureceram os processos defensivos, aspecto que muitas vezes é descurado nestas divisões distritais. O União de Lamas foi a única equipa que conseguiu ombrear com a qualidade deste adversário, mas o clube comandado pelo jovem técnico Fábio Pais voltou a morrer na praia, embora tenha o consolo de poder vir a conquistar a Taça Distrital de Aveiro (a final será disputada contra o Lobão).

A Florgrade FC chega assim ao Campeonato de Portugal. O projecto passa por se afirmar nessa prova, e depois, se as coisas correrem bem, quem sabe, sonhar com a Liga 3. Mas claro está – cada passo de cada vez.

A Rádio Voz de Esmoriz acompanhou todos os jogos da Florgrade durante a temporada que agora finda.


Créditos de Imagem: Página do Florgrade FC nas redes sociais