Fluminense conquista primeira Copa dos Libertadores

5 de Novembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Fluminense (Brasil) fez história ao erguer pela primeira vez a Copa dos Libertadores (espécie de Liga dos Campeões da América do Sul), tendo vencido o Boca Juniors (Argentina) por 2-1, numa final bastante disputada que decorreu no mítico estádio do Maracanã.

Apesar dos seus 35 anos, o artilheiro argentino Germán Cano, melhor marcador da competição (com 13 golos em 12 jogos!), voltou a ser decisivo, tendo inaugurado o placar aos 36 minutos, após assistência certeira de Keno que tinha rompido pela direita. O Fluminense entrava a ganhar.

Mas a equipa argentina reagiu. Na segunda parte, o lateral Luís Advíncula, com um remate fora de área, empatou a partida para o Boca Juniors, aos 72 minutos, forçando o fatídico prolongamento, altura em que um golo de John Kennedy (99 minutos) deu a vitória ao conjunto ‘tricolor’, que rematou de forma potente, à entrada da área, após assistência determinante de cabeça por parte de Keno. O herói da partida seria expulso alguns minutos depois, mas o Fluminense conservaria a vantagem mínima, com os tricolores a fazerem uma festa efusiva no final da partida.

No Fluminense, militam algumas lendas do futebol brasileiro, nomeadamente Marcelo (um dos melhores laterais esquerdos da história que havia jogado no Real Madrid) e Felipe Melo (médio defensivo que jogou a alinhar na Fiorentina, Juventus e Galatasaray).

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, conquista o seu primeiro troféu internacional da sua carreira, tendo sido muito elogiado pelo bom futebol que procura imprimir.

Recorde-se que os técnicos portugueses Abel Ferreira (pelo Palmeiras) e Jorge Jesus (pelo Flamengo) já haviam conquistado, num passado recente, esta prova que é considerada a mais importante da América do Sul.

Créditos da Imagem: Página do Fluminense nas redes sociais