Gervásio regressa 20 anos depois para continuar a reciclar

10 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Sociedade Ponto Verde desafiou um grupo de crianças para “reciclar” o ícone mais famoso da reciclagem em Portugal. Nasceu, assim, uma inovadora campanha de publicidade

O chimpanzé que marcou a história da reciclagem em Portugal está de volta. Para assinalar os seus 25 anos de atividade, a Sociedade Ponto Verde “recicla” a sua personagem mais icónica, o Gervásio, para relembrar que é preciso continuar a reciclar as embalagens.

Para a criação desta nova campanha, um grupo de crianças foi desafiado a dar asas à imaginação e criar a sua versão do Gervásio com recurso a embalagens usadas. A personagem ganha vida pelas mãos da geração do futuro com três objetivos: inovar, evoluir, reciclar.

A partir desta premissa, a Sociedade Ponto Verde irá lançar ao longo dos próximos meses cinco filmes onde o Gervásio, criado pelas crianças, surge enquanto animação 3D para dar voz a uma nova era da reciclagem, impulsionada por aqueles para quem a sustentabilidade e as preocupações ambientais são já parte do seu ADN. 

“Quando há 25 anos a SPV lançou uma campanha televisiva onde um chimpanzé aprendia a reciclar em 1 hora e 12 minutos, sabíamos que estávamos já a fazer algo inédito, dando força ao nosso mote de inovar desde a origem. Mais de 20 anos passados recuperamos um símbolo único e capaz de gerar empatia e ligação emocional à reciclagem ao evocar uma memória comum às gerações mais velhas e despertar o carinho dos mais novos”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

“Quando entrevistámos estas crianças para desenvolver a campanha, uma delas afirmou prontamente que ‘Se reciclarmos podemos salvar o mundo’. É esta ideia já tão presente na ideia dos mais pequenos que nos comprova que em 25 anos conseguimos realmente mudar mentalidades. Estas crianças não se lembram do Gervásio, mas nasceram numa sociedade que já acredita na importância da reciclagem e que transmite essa missão aos mais novos. Esta é a verdadeira recompensa por mais de um quarto de século a promover a reciclagem. Agora é preciso continuar.”, conclui a CEO.

O Gervásio regressou à televisão portuguesa a 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Ambiente, e estará presente nos principais “breaks” publicitários dos noticiários da noite. A nova vida do chimpanzé da reciclagem pode também ser acompanhada em O Regresso do Gervásio, a plataforma onde é possível ficar a saber mais sobre a personagem e os vários filmes que farão parte da campanha.

A nova campanha do Regresso do Gervásio tem direção criativa da Winicio e realização da Show Off por Luciano Ottani e Alexandre Montenegro. O Gervásio é interpretado pela voz de Afonso Pimentel e nomes como Rita Blanco estão entre outros personagens desta série de filmes.


Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, promovendo a ECONOMIA CIRCULAR através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE). A sensibilização e a educação para as melhores práticas ambientais são um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde junto dos portugueses.

Créditos da Imagem: Eco-Sapo