GIGANTES INVISÍVEIS – 6º encontro literário para os mais novos leitores 2021
11 de Junho, 2021Festival para a promoção da leitura a partir das artes
Livros no palco, um livro na dança. Um livro na música, um livro no circo, ou mesmo um livro que é uma performance.
Gigantes invisíveis – Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores 2021: a partir do mundo gigante dos livros, este festival interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de um espetáculo de teatro, música, dança, imagem ou uma performance, descobrimos um livro. Um encontro para o impulso linguístico interdisciplinar, que vai dos livros às oficinas, às conversas, às artes plásticas e às artes performativas contemporâneas para crianças. É nas diversas etapas desse mágico e misterioso encontro entre as crianças e os Gigantes Invisíveis que encontramos novas linguagens interativas, sempre a partir do livro.
O encontro literário Gigantes Invisíveis é já uma referência na literatura e nas artes contemporâneas para crianças em Portugal, estando destacado como um dos eventos mais originais do panorama literário português para a infância. Realizadas já cinco edições no concelho de Ovar, com uma primeira edição realizada em Timor-Leste em 2016, uma edição na Guiné-Bissau em 2017, e uma edição em São Tomé e Príncipe em 2019. Estava prevista a segunda edição em 2020 na Guiné-Bissau mas que devido à pandemia foi alterada para 2022.
Uma programação que interage com os livros a partir de várias linguagens artísticas, que pretende alargar o interesse pelos livros. Um encontro literário onde um parque ao ar livre nos leva a mundos inimagináveis.
Relativamente aos detalhes da programação, garantimos, ao longo de uma semana, a promoção de atividades artísticas relacionadas com o mundo do livro infantil, no Parque Ambiental do Buçaquinho, tanto nos espaços interiores, como nos jardins exteriores anexos aos edifícios de acolhimento. Este encontro destina-se ao público escolar do concelho, à semana, e ao público em geral, no fim-de-semana.
A edição dos Gigantes Invisíveis de 2020 será dedicada à proteção dos oceanos e dos recursos hídricos. Serão apresentados dois projetos de teatro relacionados com livros: Dama Pé de Mim e Como Se Encontram As Perguntas. No espaço exterior do parque será montada uma instalação de esculturas elaboradas e ilustradas pelo Marco Taylor, editor convidado nesta edição. Os autores serão presença constante no evento, com a editora convidada. Associada a esta editora destacada, iremos apresentar uma exposição de ilustração, e iremos promover uma conversa /debate à volta do mundo dos livros infantis, da escrita e da linguagem não-verbal dos mesmos. Durante o certame as atividades e conversas serão traduzidas em língua gestual Portuguesa.
Normalmente todos os anos as escolas do ensino básico do 4º ano do concelho de Ovar visitavam o evento participando nas atividades ao ar livre. Este ano tivemos de mudar e vamos nós às escolas durante a semana, realizar oficinas de ilustração em azulejo reciclado. Não fosse Ovar uma terra de mar e azulejo. No final os azulejos pintados pelas crianças e orientados pelas ilustradoras Anabela Dias, Anabela Pedrosa, Bárbara Rocha e Cátia Vidinhas, vão estar patentes no Parque para as famílias e público em geral.
PROGRAMA:
19 JUNHO SÁBADO
15:30 DAMA PÉ DE MIM de ANA MADUREIRA
Farta de olhar para o umbigo, Dama Pé de Mim monta o seu Cavalo e parte à procura de um amigo. Pelo caminho encontra a Amália, a mala que já foi crocodilo, conhece o Nuno, a nuvem caída do céu e mergulha no Rio profundo. Mas só quando chega ao supermercado, descobre o que é um amigo. Com a ajuda do Sr. Rodrigo. Uma história luminosa, terna e divertida, com música, texto que rima, e a participação do público.
16H30 OFICINAS PARA TODA A FAMÍLIA
4 ilustradoras, 4 técnicas de desenhar e 4 conversas para misturar . E assim fica tudo ilustrado. Descontrair no parque e fazer coisas que nem sabíamos que sabíamos fazer. Para toda a família.
4 ILUSTRADORAS // 4 OFICINAS EM TRÊS TEMPOS COM:
MESA 1 ANABELA DIAS
MESA 2 CÁTIA VIDINHAS
MESA 3 ANABELA PEDROSA
MESA 4 BÁRBARA ROCHA
18.30 ESCREVER SOBRE OS LIVROS DOS OUTROS É MESMO DIFÍCIL
COM RITA PIMENTA Jornalista do Jornal Público e do Blog letra pequena e ANDREIA AMORIM Chefe de Unidade do Gabinete de Apoio às Bibliotecas e a Leitura da Câmara Municipal do Porto
20 JUNHO DOMINGO
15.30 JÁ FALASTE COM UM AUTOR?
MARCO TAYLOR Escritor, Ilustrador e Editor à conversa com CARLOS NUNO GRANJA, escritor e organizador do Encontro Literário de Ovar, numa conversa moderada por VIRGÍNIA MILLEFIORI. Marco Taylor, um dos autores mais multifacetados que escreve, ilustra e edita os seus livros, divulga-os de uma forma muito independente e criativa. Uma conversa na Cafetaria do PAB, para pequenos e outros tamanhos, a não perder de vista e de ouvido.
17:30 LIVROS NO TEATRO E NA DANÇA
COMO SE ENCONTRAM AS PERGUNTAS
Tens uma pergunta? Vais ter de avançar. Se avançares em linha reta é porque já sabes para onde queres ir. Estás mesmo muito hesitante, não estás? Avança hesitante e não em linha reta. Continua a descobrir o movimento… Uma pequena bailarina procura uma pergunta, uma que é a mais difícil do mundo de ser encontrada. Espetáculo de teatro e dança onde se abordam questões filosóficas para jovens através do espaço físico, do espaço corpo e do espaço mental.
18:30 OFICINA DE FILOSOFIA PARA FAMÍLIAS COM JOANA RITA SOUSA
Olha à tua volta. Com atenção. Ali mesmo atrás de ti. Vês? É uma pergunta. Ouves? É uma pergunta. Sentes? É uma pergunta. Nesta oficina de filosofia vamos jogar com perguntas e caminhar com elas pelos caminhos da curiosidade e do espanto. Em família vamos apoiar-nos no diálogo para criar perguntas e arriscar respostas.
19:30 MEDONHOS Entrega dos Prémios do Concurso de Ilustração, realizado pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Ovar.
EM PERMANÊNCIA:
EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO DE MARCO TAYLOR c/apoio do Teatro do Mar. Uma exposição de personagens dos livros do Marco Taylor que vão ilustrar o jardim do Parque Ambiental do Buçaquinho.
EDITORA CONVIDADA: EDIÇÕES MARCO TAYLOR
O Marco Taylor é um autor, ilustrador e uma editora com muita tinta.
NOTA: todas as conversas serão traduzidas em língua gestual portuguesa.