Girona vence pela margem mínima nos Balaídos

28 de Janeiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Que grande temporada está a empreender o conjunto oriundo da região da Catalunha. O conto de fadas da equipa orientada por Miguel Muñoz continua e, por conseguinte, a equipa sensação desta edição da La Liga acaba de vencer por 1-0 no reduto do Celta de Vigo. O Girona parece, gradualmente, assumir uma candidatura ao título espanhol, atendendo que já leva 11 pontos de avanço sobre o Barcelona, 3º classificado que perdeu ontem, em casa, por 5-3 diante do Villarreal (o extremo português Gonçalo Guedes, ex-Benfica, esteve em grande plano com um golo e uma assistência). Neste momento, o Girona luta taco a taco pela liderança com o Real Madrid.

Na primeira parte, o Girona assumiu o controlo do jogo, e aos 20 minutos, adiantou-se no marcador por intermédio de Portu, médio criativo espanhol (embora Portu seja abreviatura do seu segundo nome – Cristian Portugués Manzanera) que, ao ser assistido por Miguel, definiu o lance com tranquilidade diante de Guaita, guardião do Celta de Vigo. A equipa da casa, onde outrora actuaram grandes nomes como Mostovoi, Karpin ou Benni McCarthy, ainda reagiu e teve duas ou três oportunidades em que poderia ter alcançado o empate, mas o Girona manteve as redes invioláveis.

Na segunda parte, podemos dizer que houve um retrato parecido, embora sem golos. O Girona sempre com mais iniciativa ofensiva e com uma posse de bola ligeiramente acima dos 60%, e um Celta de Vigo a criar calafrios e algumas jogadas de relativo perigo, sempre que tinha essa possibilidade.

No Girona, o extremo-esquerdo brasileiro Savinho continuou a encetar arrancadas prodigiosas e a ser um verdadeiro quebra-cabeças para os defesas do Celta, enquanto que o central veterano internacional holandês Daley Blind (ex-Ajax e Manchester United) teve um corte importante aos 90 minutos, interrompendo um ataque muito perigoso da equipa galega que alinha nos Balaídos. O apito final chegaria pouco tempo depois, confirmando-se mais um triunfo importante para o Girona.

O Girona sobre provisoriamente à liderança com 55 pontos em 22 jornadas da La Liga, mais um que o Real Madrid que tem 54 pontos (o conjunto de Carlo Ancelotti tem menos um jogo, embora a recente vitória dos madrilenos contra o Almería tenha sido envolta em muita polémica devido às decisões da equipa de arbitragem e do VAR que terão “empurrado”, segundo os críticos desportivos, para uma vitória que parecia muito difícil de alcançar). Por sua vez, o Celta de Vigo está na 16ª posição (num total de 20 equipas) com 17 pontos – a formação da Galiza deverá assim lutar pelo objectivo da manutenção.


Créditos da Imagem: Jornal A Marca

A rubrica “Ronda pelas Grandes Ligas Europeias” terá uma difusão semanal (será publicada uma vez a cada fim de semana), acompanhando em particular as novidades de um jogo das principais ligas europeias.