Grupo de Bandolins apresenta novo projecto ao público a 13 de Julho

23 de Junho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A orquestra de bandolins de esmoriz desenvolveu um projeto único e conceptualmente extraordinário, materializado no instrumento bandopipo (bandolim com corpo de pipo) que permite tocar e ao mesmo tempo fazer o vinho estagiar. Complementarmente foi desenvolvido um conceito de concerto musical Pipacústica que integra este instrumento solista no concerto adaptado ao vinho escolhido e com uma suite musical originalmente composta que apresenta as diferentes etapas do vinho.

Pretende-se assim promover a arte de construção associada à tanoaria e à construção de instrumentos de madeira, o que permitirá uma maior coesão social e territorial relativamente a atividades artesanais que tendem a desaparecer. Complementarmente, através da música, e em particular de uma suite musical originalmente composta para Bandopipo, enaltecerá o património cultural quer a nível local, regional e mesmo nacional, o que permitirá a formação de novos públicos, envolvendo a participação ativa das comunidades, numa ótica de promoção da qualidade de vida e da qualificação das populações.

A 13 de julho, pelas 17h30, será realizado o primeiro concerto Pipacústica24 na Tanoaria Josafer em Esmoriz para a apresentação formal deste instrumento e conceito.